fbpx
CidadeEducação

Fiscais de postura e sanitários orientam candidatos no primeiro dia do Enem

No próximo domingo, 24, as equipes atuarão novamente nas imediações das unidades de aplicação do exame

O Departamento de Fiscalização e a Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Viçosa, realizaram ação de orientação aos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo, 17. A realização da prova é de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que estabeleceu protocolos específicos para prevenção à Covid-19.

Os fiscais de postura e sanitários do Município atuaram nas imediações dos nove locais de provas, orientando os candidatos quanto ao distanciamento social; uso de máscara; e higienização das mãos com álcool 70%. O cumprimento dos protocolos sanitários dentro das salas de avaliação ficou sob responsabilidade da equipe designada pelo Inep.

No âmbito municipal, proprietários de bares e restaurantes também foram orientados pelos fiscais quanto ao controle de acesso e público dentro dos estabelecimentos, respeitando a quantidade delimitada pela Prefeitura; atendimento apenas dos clientes com máscara e disponibilização do álcool 70% para os consumidores. Além disso, foi verificado o cumprimento do Decreto 5.611/2021, editado na sexta-feira, 15, que proíbe a colocação de mesas e cadeiras em vias públicas para atendimento a clientes.

Em um dos locais de prova, os fiscais verificaram o descumprimento do distanciamento social entre os candidatos. No entanto, após as orientações dos agentes, foram formadas filas para o controle do acesso à unidade. Nas demais localidades, não houve ocorrências.

As provas foram aplicadas no Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Januário de Andrade Fontes; no PVA, PVB e Coluni, na Universidade Federal de Viçosa (UFV); na Univiçosa/Esuv e nos Colégios Equipe, Carmo e Anglo.

O segundo dia do exame acontece no próximo domingo, 24, e os fiscais de postura e sanitários atuarão novamente verificando o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus, no âmbito municipal. Irregularidades que forem verificadas quanto ao descumprimento das medidas podem ser denunciadas pelo telefone (31) 3891-2009.

De acordo com o Inep, os candidatos que tiveram diagnósticos positivos para alguma doença infectocontagiosa, como a Covid-19, devem entrar em contato com a central de atendimento 0800 616161, para solicitar a reaplicação do exame, previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo