Mesmo com Vacina, população de Viçosa precisa continuar se protegendo
19 de janeiro de 2021

A vacinação em Viçosa deve iniciar nos próximos dias, mas a COVID-19 ainda exige cautela, já que os números de internações nunca foram tão altos.

O Hospital São João Batista (HSJB), referência para atendimento da COVID-19 em Viçosa e região, teve leitos ocupados durante todos os dias desse mês, chegando algumas vezes a mais da metade da ocupação disponível. Também houve aumento no número de atendimento do Pronto Atendimento da Instituição.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HSJB (SCIH), continua realizando treinamentos contínuos de atualização, reciclagem e capacitação com todos os envolvidos no atendimento a COVID-19. Nesse mês, os profissionais da linha de frente receberam treinamentos que reforçaram o uso correto da paramentação, procedimentos para coleta de exames, treinamento para atendimento de pacientes hemodinamicamente instáveis, treinamento visando ressuscitação cardiopulmonar e reforço no fluxo de higienização.

A Enfermeira responsável pelo SCIH do HSJB, Paula Coelho Balbino, pede a população que procure o Pronto Atendimento apenas em momentos que realmente é necessário; ex. desconforto respiratório, dores musculares intensas ou febre continua. Paula destaca também a importância de continuar com o uso da máscara e todos os cuidados de higienização das mãos, uso do álcool e manter o distanciamento social sempre que possível e frisa a importância de tomar a vacina assim que estiver disponível para o seu grupo. “Só com a vacinação de grande parte da população poderemos diminuir os casos graves e internações hospitalares. Até atingir os números de vacinados, para que haja uma imunidade de rebanho, precisamos continuar com os cuidados, para não se tornar vetor da doença”.

publicidade

publicidade

publicidade