Nasa destaca índice realizado por professora da UFV sobre degradação em mangues da América Central
19 de janeiro de 2021

imagem do dia divulgada pelo site da Nasa Earth Observatory, nesta quinta-feira (14), integra o índice que a professora do Departamento de Engenharia Florestal da UFV Cibele Hummel do Amaral está desenvolvendo dentro das atividades do seu pós-doutorado na Nasa Goddard. O trabalho tem como objetivo captar a degradação em mangues da América Central/Caribe após a passagem de furacões.

De acordo com o site da Nasa, que trouxe uma reportagem especial acompanhando a imagem de destaque, a América Central experimentou uma de suas temporadas de furacões mais intensas em 2020, que interferiu na paisagem e, principalmente, em alguns ecossistemas de mangue. Diante disso, usando dados de satélite e imagens de drones, cientistas da Nasa e de outras instituições internacionais têm avaliado os danos aos manguezais da temporada de furacões de 2020.

Dentre os pesquisadores está Cibele Hummel do Amaral, que, entrevistada para a reportagem, citou a UFV e destacou que, com as análises da equipe de pesquisadores, será possível “separar os diferentes componentes da superfície e entender melhor a dinâmica do mangue após um furacão.”

A equipe continuará a monitorar os danos via satélite e por meio de trabalho de campo pelos próximos dois anos no projeto COastal biodiversity RESilience to increasing extreme events in Central America (Corescam). Financiado pela Fundação BNP Paribas, o Corescam reúne cientistas da Nasa, do Smithsonian Institution, da Audubon Society, da East Carolina University e de universidades internacionais e instituições de pesquisa, o que inclui a UFV, sob interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF). O intuito é entender melhor como os manguezais e recifes de coral estão respondendo a eventos climáticos extremos para fornecer dados sobre priorização de ações de restauração.

reportagem completa está disponível no site da Nasa.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade