fbpx
Saúde & Bem Estar

Governo de Minas conclui a entrega de 100% das vacinas contra covid-19 às regionais de saúde do Estado

Governo de Minas concluiu nesta terça-feira (19/1) a entrega de 100% do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 às 28 Regionais de Saúde do Estado. Uma megaoperação, coordenada pelas Forças de Segurança Pública, foi montada para o envio em tempo recorde dos imunizantes a todo o estado, sendo concluída às 16h, menos de 18 horas após a chegada das doses em solo mineiro.

A entrega das unidades permitirá a vacinação de forma célere dos primeiros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização, do governo federal, nos 853 municípios mineiros.

Com a distribuição, municípios como Montes Claros, Patos de Minas, Betim e Belo Horizonte deram início à imunização, tanto de profissionais da área da saúde quanto de idosos que vivem em asilos.

Operação

De um total de 577.480 doses de vacinas, 57% foram transportadas por cinco aviões e três helicópteros da frota do Estado e outras 43% por caminhões para as regionais de Divinópolis, Sete Lagoas, além da capital mineira.

Com intervalos inferiores a 30 minutos, os voos decolaram do Aeroporto da Pampulha rumo às regionais. Ao todo, foram realizadas 30 horas de voo para atendimento os 25 municípios-sede.

O transporte das doses foi realizado em caixas de isopor climatizadas e com temperatura monitorada, não havendo, dessa forma, qualquer ameaça para a carga. Cada caixa pode comportar de 1.500 a 2.000 doses da vacina.

A operação histórica teve a participação da Polícia MilitarCorpo de Bombeiros MilitarPolícia Civil e do Gabinete Militar do Governador.

Grupos prioritários 

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19.

Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas.

Desde o começo deste mês, o governador Romeu Zema tem acompanhado de perto a chegada das seringas previamente adquiridas pelo Estado às 28 regionais de saúde. Esse trabalho prévio de aquisição de R$ 50 milhões de seringas agulhadas e de 617 câmeras frias para armazenamento dos imunizantes garantirão o início imediato da vacinação em Minas Gerais. Até o momento, mais de 21 milhões de seringas já chegaram ao estado.

Combate à pandemia

O Governo de Minas adotou diversas ações no combate à covid-19 desde o início da pandemia. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

Essas foram algumas ações que permitiram a Minas Gerais ser, hoje, o estado com a menor taxa de mortalidade no país em razão da covid-19.

Confira, a seguir, tabela com quantitativo de doses para as unidades regionais de saúde:
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que recebeu um total de 577.480 doses de vacinas.

Deste total, foram distribuídas 496.160 doses. Destas, 57% foram transportadas por cinco aviões e três helicópteros da frota do Estado e os outros 43% por caminhões para as regionais de Belo Horizonte, Divinópolis, Sete Lagoas, além da capital mineira.

A SES ressalta que as doses remanescentes serão destinadas à reserva técnica para possíveis perdas e complementação de doses em locais com divergência de distribuição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo