Vigilância Ambiental alerta para a infestação da dengue em Viçosa
27 de janeiro de 2021

A Vigilância Ambiental realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 2 e 23 de janeiro e o resultado indica situação de médio risco em Viçosa.

O índice de infestação predial registrado no município é de 1,2%. O Ministério da Saúde classifica que no intervalo entre 1% e 3,9% a situação é de alerta; igual ou superior a 4% é considerado risco de surto.

O LIRAa indicou que os bairros Bom Jesus e Santo Antônio são os que apresentam maior número de focos do mosquito Aedes aegypti. No entanto, também foram verificados focos nos bairros: Arduíno Bolivar (Amoras), Bela Vista, Novo Silvestre, Ramos, Posses, Condomínio Otávio Pacheco e no distrito de Silvestre.

Entre os objetos que servem de focos estão: caixa de água ligada a rede; lixos recicláveis, como plásticos e latas; pneus e outros materiais rodantes; bebedouro; vasos; e lajes. A Vigilância Ambiental reforça a necessidade de os moradores vistoriarem suas moradias de forma preventiva.

O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Para combatê-lo é necessário cuidar do seu espaço:

- Mantenha a caixa de água sempre fechada;

- Deixe o quintal sem lixo e sem entulho;

- Os ralos precisam estar limpos e com aplicação de tela;

- Não deixe a água de chuva acumular em recipientes;

- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;

- Bebedouros de animais devem ser limpos periodicamente com bucha e escova;

- Garrafas e baldes devem ser mantidos de cabeça para baixo;

- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;

Em Viçosa, a Vigilância Ambiental aplica UBV (Ultra Baixo Volume) em locais onde foram registrados casos suspeitos e positivos de dengue. Profissionais treinados são designados para fazer a pulverização dos locais, seguindo a microdosagem recomendada pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, os moradores são orientados a deixar portas e janelas abertas para que o mosquito não se esconda dentro das residências ou de estabelecimentos comerciais.

A Vigilância Ambiental não registrou nenhum caso confirmado de dengue neste ano. Em 2020, Viçosa contabilizou 45 notificações de casos de dengue, sendo 22 casos confirmados.

 

publicidade

publicidade

publicidade