Prefeitura e UFV alinham ações na área da saúde
29 de janeiro de 2021

A Reitoria da UFV (Universidade Federal de Viçosa) foi palco, no último dia 22, de importante reunião entre o reitor Demetrius David da Silva, o prefeito de Viçosa Raimundo Nonato Cardoso, o secretário de Saúde Júlio César de Abreu Cotta, o secretário de Administração Luan Campos Monteiro e o assessor de saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques. Da pauta de discussões vários temas, entre eles a continuidade das ações de apoio ao município, principalmente na área da saúde, em função da pandemia da Covid-19.

Para o prefeito Raimundo Violeira, a parceria com a UFV precisa ser cada vez mais reforçada e o município tem a obrigação de fazer a parte dele. Raimundo destacou o empenho do novo secretário de saúde na continuidade das ações de combate ao novo coronavírus e disse que não medirá esforços para conter o avanço da doença.

Os testes realizados pelos laboratórios da UFV, suspensos desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado, por falta de insumos, estiveram entre os pontos discutidos. O reitor lembrou que o volume de testagem e a rapidez dos resultados entregues pela Universidade foram fundamentais para que a média de casos em Viçosa fosse 10 vezes menor que a média nacional fazendo com que o sistema de saúde não ficasse sobrecarregado. Demetrius chamou a atenção para a necessidade, urgente, da retomada da testagem.

Segundo o secretário de administração, Luan Campos, diante da demora no envio dos insumos pela SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a prefeitura está mobilizada para comprar os materiais necessários para que a testagem volte a acontecer o mais rápido possível. A administração municipal aguarda a UFV enviar a relação de insumos que precisam ser adquiridos para que o processo de compra seja efetuado.

O professor Demetrius reforçou que toda a estrutura da UFV continua à disposição do município, inclusive durante o período de vacinação. O reitor sugeriu que seja usado o Espaço Multiuso da Universidade quando um número maior de doses do imunizante estiver disponível.

O prefeito Raimundo Nonato também considerou de extrema importância a reunião com o reitor e manifestou sua intenção de fortalecer, cada vez mais, a parceria do município com a Universidade durante toda a sua gestão e não apenas na pandemia do novo coronavírus.

publicidade

publicidade

publicidade