fbpx
Minas GeraisSaúde & Bem Estar

Veja quantas doses já foram aplicadas em algumas das maiores cidades da Zona da Mata e Vertentes

Viçosa totaliza 2.597 doses aplicadas até o momento. Juiz de Fora e Barbacena lideram lista.

A vacinação segue em todas as cidades da região da Zona da Mata e Vertentes com as doses da CoronaVac e AtraZeneca. Veja abaixo o número de algumas das principais cidades da região. Vale ressaltar que os números foram atualizados às 13h12 desta terça-feira (23) e podem variar de acordo com cada divulgação do vacinômetro das Prefeituras.

Imagem: Reprodução / G1

Novas fases da vacinação

Além disso, nesta semana, algumas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes entraram em uma nova fase na vacinação contra a Covid-19. Com isso, iniciaram a imunização em idosos abaixo dos 90 anos. Este é o caso de Juiz de Fora, Viçosa, Matias Barbosa e São João del Rei.

Em São João Nepomuceno, ocorre a aplicação da segunda dose em idosos acima de 90 anos, que receberam a primeira dose no dia 13 de fevereiro. Já em Ubá, Muriaé e Barbacena, a aplicação da primeira dose em idosos será interrompida até a chegada de novas doses enviadas pelo Governo de Minas Gerais.

Viçosa

O Setor de Atenção Primária em Imunizações informou que vacinação de idosos com 87 anos ocorre na quarta-feira (24). A vacinação dessa faixa etária acontecerá no Espaço Multiuso da Universidade Federal de Viçosa (UFV), somente na parte da manhã, das 8h30 às 11h30.

Os idosos com mais de 88 anos que ainda não foram vacinados também poderão comparecer ao local para receber a primeira dose da vacina. O Setor de Imunizações reforçou que, além de estar inscrito no cadastro de vacinação, é necessária a apresentação do cartão do SUS, um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Juiz de Fora

A imunização de idosos de 88 e 89 anos começou na segunda-feira (22) e já foram vacinados 596 pessoas nesta faixa etária. Isso, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, corresponde a 62% do número total pré-cadastrados até o momento (960 idosos).

A imunização aconteceu em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). Com este quantitativo, Juiz de Fora já imunizou 2.675 idosos acima de 88 anos. Entre os profissionais da saúde que estão na ativa e com idade de 60 anos ou mais, 570 pessoas foram imunizadas. A vacinação desses profissionais será realizada até esta sexta-feira (26).

Para se vacinar, os idosos e profissionais da saúde devem fazer o credenciamento no portal da Prefeitura, onde foi disponibilizado um formulário on-line. A vacinação no município segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O preenchimento do formulário é simples. Os idosos ou familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.

Durante a imunização, os idosos de 88 anos ou mais devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

São João del Rei

A Prefeitura de São João del Rei informou que começou nesta terça-feira (23) a vacinação em idosos acima de 89 anos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, os idosos acamados já estão sendo imunizados desde o inicio da campanha, através de um pré-cadastro nos postos de saúde.

A Prefeitura alertou que há risco da vacinação ser interrompida até o recebimento de novas doses vindas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), já que no município há apenas o quantitativo destinado aos idosos.

Matias Barbosa

Já a Prefeitura de Matias Barbosa iniciou na última semana a aplicação de doses em idosos com 89 anos e menos, até chegar aos moradores com 80 anos. Nesta etapa, cerca de 382 idosos devem ser imunizados. Entretanto, o andamento da campanha depende do recebimento de novas doses.

Seguindo as recomendações da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), as equipes do Postos de Saúde da Família (PSFs) já realizaram a vacinação em domicílio, evitando o deslocamento dos usuários. Nesse sentido, foram vacinados 61 idosos com 90 ou mais e 11 idosos com 89 e menos.

São João Nepomuceno

Em São João Nepomuceno, a Secretaria de Saúde informou que os idosos acima de 90 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no dia 13 de fevereiro, vão receber a segunda dose neste sábado (27).

A aplicação ocorre no prédio da Antiga Estação Ferroviária, no horário de 8h às 15h e é necessário levar o cartão de vacina que consta a primeira aplicação, o cartão nacional do SUS e CPF. Por outro lado, os idosos acamados recebem a segunda dose em casa, acompanhados pela equipe de vacinação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo