fbpx
CidadePaís

A Mulher e o Mercado de Trabalho

A mulher tem tido, nas últimas décadas, um papel fundamental na sociedade, seja do ponto de vista econômico, político e social.

Vale destacar que a participação da mulher, no mercado de trabalho, tem crescido de forma expressiva. Em 2007, a participação do público feminino representou 40,8% do mercado formal e em 2016 aumentou para 44%, segundo os dados do Ministério do Trabalho.

Embora a presença feminina cresceu, tendo espaço para novas ocupações, com maior destaque e protagonismo, ainda há muitos desafios a serem vencidos e sua luta é genuinamente constante. A mulher assume, de fato, múltiplas funções, atuando em várias frentes, configurando em sua rotina diária, uma dupla jornada, ou seja, no mercado de trabalho e em casa com a família e filhos.  E dentro dessa perspectiva, o conceito familiar também mudou sua configuração, uma vez que os valores familiares deixaram de se fundamentar essencialmente no homem, sendo divididos com a mulher.

É importante salientar que, durante esse longo período de pandemia, muitas mulheres estão exercendo suas atividades profissionais, de forma remota, elevando consideravelmente a sobrecarga de tarefas. Isso porque, a dualidade conflituosa e dinâmica entre casa e trabalho, tornou-se excessivamente exaustiva, na vida diária de cada uma delas.

É notório, que a mulher contemporânea, tem enfrentado o mercado de trabalho em busca de novas possibilidades, além de equiparação salarial, novas conquistas e novos modelos de vida. Esta mudança é o resultado da autonomia conquistada através de sua atuação fora do lar e, sobretudo, pela sua capacidade cada vez mais produtiva e criativa.

Vale destacar que, especialmente em Viçosa, o número de mulheres ativas profissionalmente é muito expressivo, seja nas atividades operacionais, gerenciais, empresariais e especialmente no mundo acadêmico. É necessário reconhecer sua participação efetiva e dinâmica junto ao Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA, bem como na UFV. São mulheres que a cada dia, conquistam seu espaço com muita dedicação, coragem e determinação.

Adriana Silva Fialho Cambuí

Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu

Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo