Um quarto dos municípios de Minas Gerais está sob toque de recolher
Se somadas a 'Onda Vermelha' e a 'Onda Roxa', são 624 municípios mineiros, um total de 73% das cidades.

Quase um quarto dos municípios mineiros está sob toque de recolher e proibição de atividades não essenciais com o ingresso, ontem, das regiões de saúde do Triângulo do Sul e Norte, além da microrregião de Ponte Nova, à chamada ‘Onda Roxa’ do Programa Minas Consciente.
Além disso, Triângulo do Norte e Noroeste já se encontravam nesta fase, que é a mais restritiva do programa de flexibilização e controle da COVID-19 do governo de Minas Gerais, englobando 194 (22,7%) dos 854 municípios do estado, uma população total de 4,6 milhões. Outras seis regiões somam 430 municípios que se encontram à beira desse patamar, na ‘Onda Vermelha’, que era a mais crítica até a concepção da Roxa, na última quarta-feira, diante do iminente colapso do setor hospitalar causado pelo novo coronavírus.
Se somadas a ‘Onda Vermelha’ e a ‘Onda Roxa’, são 624 municípios mineiros, um total de 73% das cidades, entre elas quatro das cinco mais populosas, que são Belo Horizonte (2,5 milhões), Uberlândia (691 mil), Contagem (663 mil) e Betim (439 mil), deixando apenas Juiz de Fora (568 mil) na ‘Onda Amarela’ com o restante do Estado. Não há municípios atualmente na onda verde, de maior flexibilização de atividades.