UFV voltou a realizar testes de Covid-19 para Viçosa nesta quinta-feira (18)
18 de março de 2021

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) voltará a fazer testes para detecção de Covid-19 para o município a partir desta quinta-feira (18). O objetivo é colocar os laboratórios credenciados trabalhando em capacidade máxima para atender às demandas do município neste período crítico da pandemia. Na última semana, a Universidade já retomou os testes para o município de Ponte Nova.

A testagem, neste momento, está sendo realizada com insumos a própria UFV. Isso porque, o reitor Demetrius David da Silva autorizou a utilização de recursos próprios da Universidade, por um período de 15 dias, para a retomada imediata dos testes para o município. Enquanto isso, a Prefeitura de Viçosa aguarda a chegada dos materiais comprados por ela para a realização dos testes.

Nesse sentido, a PMV investiu R$ 140.360,00 em quatro contratos com empresas paulistas que fornecerão os insumos para a UFV realizar a testagem. Além disso, segundo o órgão municipal, está sendo assinado um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cis-Miv) para a realização de outros 2 mil testes em um laboratório credenciado. A informação foi divulgada inicialmente pelo Folha da Mata, e confirmada pela reportagem do Primeiro a Saber.

Vale lembrar entre janeiro e fevereiro o índice de testagem de Viçosa caiu 80% em comparação aos meses anteriores. Mesmo assim, os primeiros meses do ano foram os mais letais da pandemia, com 17 óbitos nos dois primeiros meses do ano. Além disso, os casos também aumentara, com a cidade batendo recorde de casos positivos.

publicidade

publicidade

publicidade