Duas crianças já morreram em Minas Gerais com síndrome rara associada à Covid
9 de abril de 2021

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já investigou 258 casos suspeitos de síndrome inflamatória pediátrica, possivelmente provocada pela Covid-19. Já foram confirmados 86 casos, e duas mortes. Setenta e duas crianças já receberam alta.

Não foi informada a idade ou sexo das crianças que morreram com a síndrome. Mas elas são moradoras de Esmeraldas, na região metropolitana, e Juiz de Fora.

O nome completo da síndrome é Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada à Covid-19 (SIM-P).

Os números constam no boletim epidemiológico que o governo passou a divulgar, desde 1º de setembro, sobre esta síndrome rara que está acometendo as crianças durante a pandemia.

No dia 30 de março, quando foi divulgado o boletim anterior, havia 85 casos confirmados e uma morte.

Desde julho, a notificação pela SIM-P se tornou obrigatória. A primeira vez que o assunto veio à tona foi no dia 6 de agosto, quando duas crianças já estavam sendo acompanhadas, mas especialistas apontam a possibilidade para mais subdiagnósticos, já que a síndrome tem semelhanças com outra, a de Kawazaki, com febre, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, edema de pés e mãos.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta que nem todos os casos de SIM-P têm febre. As crianças diagnosticadas necessariamente testaram positivo para Covid-19. Os sintomas podem evoluir de forma grave com insuficiência respiratória, doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda.

Distribuição dos casos

Em Minas, a SIM-P foi confirmada em crianças de 0 a 14 anos – mais da metade delas (53,41%) com até 4 anos. Em 61% dos casos, as crianças são do sexo masculino. Em 89,77%, elas não tinham nenhuma comorbidade ou fator de risco.

Fonte: G1

publicidade

publicidade

publicidade