Auto de vistoria dos Bombeiros pode ser consultado pelo MG app
13 de abril de 2021

O MG app Empresas, aplicativo oficial do Governo de Minas que disponibiliza serviços relacionados a atividades empresariais, incluiu funcionalidades referentes ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento comprova que prédios e instalações possuem condições seguras para funcionamento, como saída de emergência e equipamentos para combate a incêndio, entre outras. Este é o primeiro serviço do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) disponibilizado no aplicativo.

Na palma da mão, é possível consultar o AVCB, verificar o andamento do processo de solicitação, a situação de regularidade da edificação e a validade do documento. O serviço está disponível no menu principal do aplicativo. Para acessar a plataforma, é utilizado o login unificado do governo federal (gov.br), o mesmo já usado nos demais canais digitais do Governo de Minas.

A inclusão do serviço de AVCB no MG App é resultado de parceria em Governo Digital da Seplag, por meio do programa Minas Atende, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O AVCB é gratuito e solicitado por meio do portal Infosip. Para acompanhar o processo de solicitação. A emissão do alvará é feita após a vistoria, mediante a aprovação do projeto. O documento é uma exigência do Corpo de Bombeiros para edificações ou atividades de risco de incêndio relevante. Mesmo em locais que, pela natureza estrutural, não exigem o alvará, é imprescindível adotar medidas de segurança e prevenção básicas, conforme orientação do CBMMG.

Digitalização

O diretor central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha, ressalta o trabalho do Governo de Minas em promover a digitalização de serviços. “O MG app é uma plataforma oficial e segura e o governo estadual tem investido esforços para torná-la cada vez mais útil e acessível para todos os cidadãos e empresas. No aplicativo, os serviços públicos podem ser acessados de qualquer lugar e novas funcionalidades continuam sendo incorporadas”, destaca.

O diretor de Atividades Técnicas do CBMMG, coronel Alexandre Gomes Rodrigues, destaca que o esforço da corporação é para aprimorar cada vez mais a prestação de serviço. “Modernizamos nossa legislação, buscamos recursos tecnológicos para melhorar nossa efetividade nas atividades de prevenção, facilitando o trabalho de nossos militares e a utilização do usuário externo no sistema de combate a incêndios e pânico do CBMMG. Nossa prioridade é proporcionar estabelecimentos seguros e, além de oferecer mais segurança às pessoas, incentivar o empreendedorismo no estado de Minas Gerais, por meio dos processos de simplificação”, ressalta.

MG app Empresas

O MG app Empresas está disponível gratuitamente para download nos sistemas Android e iOS. O aplicativo oferece outras funcionalidades para pessoa jurídica, como serviços da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), consulta a processos de abertura de empresas, alteração e extinção de interesse, assinatura de documentos, simulação de crédito junto ao BDMG, entre outros.

Fonte: Agência Minas

publicidade

publicidade

publicidade