Nove idosos são contaminados por Covid-19 no lar São Vicente de Paulo, em Teixeiras
26 de maio de 2021

Nove idosos residentes do lar São Vicente de Paulo, em Teixeiras, contraíram a Covid-19 após um surto no local. De acordo com o secretário de Saúde do município, Fábio Braga, o motivo teria sido a substituição, ainda sem motivo declarado, de cinco funcionários da instituição por outros que ainda não estavam imunizados.

"Provavelmente o caso zero foi um dos funcionários que entrou e estava assintomático", afirmou Fábio.

Dos nove contaminados, oito deles estão em isolamento no próprio lar, sendo acompanhados por uma equipe de saúde e não possuem demais complicações. No entanto, um senhor de 93 anos com problemas cardiovasculares precisou ser internado no UTI por complicações relacionadas à doença.

Ainda segundo o secretário de Saúde de Teixeiras, todos os idosos estavam 100% imunizados. Ou seja, já tinham recebido as duas doses necessárias para combater o vírus.

Novo decreto

Para tentar conter o avanço da doença na cidade, um novo decreto municipal será publicado ainda nesta quarta-feira (26) para, segundo o secretário, limitar a quantidade de pessoas sem máscara nas ruas. Entre as novas medidas, a reportagem do Primeiro a Saber apurou que será proibido o consumo de produtos do gênero alimentício no local da compra, com exceção para restaurantes.

Além disso, as praças da cidade continuarão fechadas e as consultas eletivas na Atenção Primária ficarão suspensas até segunda ordem. Apenas pacientes com quadros urgentes e com sintomas de Covid-19 serão atendidos. As demais consultas que puderem ser marcadas para outra data mais adiante, serão.

Para garantir que as medidas sejam cumpridas, o secretário de Saúde afirmou que se reuniu com a Segurança Municipal para reforçarem a fiscalização. Além disso, também se reuniu com a Polícia Militar para que ajam afim de evitar aglomerações.

Ainda em relação às medidas impostas por decreto, Fábio declarou que farão o máximo possível para não prejudicarem o comércio com decisões que repreendam os comerciantes. No entanto, confirmou que se for preciso, tomará a decisão necessária.

Focos de surto

Ainda em contato com a nossa reportagem, Fábio Braga informou que os principais focos de surto na cidade, neste momento, estão sendo aglomerações em residências, locais onde a ação da fiscalização é dificultada. Segundo o secretário, há atualmente, pelo menos, oito focos de surtos em residências do município.

Além disso, de acordo com ele, no tudo indica que o feriado do 'Dia das Mães' também foi um fator relevante para o aumento de casos na cidade. Isso porque, o município estava cheio de visitantes. Na última terça-feira (25), Teixeiras teve 11 novos casos confirmados da doença. No total, o município contabiliza 651 casos confirmados até o momento e 16 óbitos.

publicidade

publicidade

publicidade