quarta-feira, 24 de junho de 2026
Urgente
Minas Gerais amplia estratégias e integração entre órgãos no combate à corrupçãoNovo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas GeraisSecretaria de Fazenda apresenta resultados fiscais e balanço da arrecadação do Estado no Assembleia FiscalizaGoverno de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em LondresPolícia Militar lança Operação Linha Segura em Minas GeraisAtaque com faca deixa quatro mortos em diferentes bairros de Visconde do Rio BrancoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em postes do centro e bairrosCentro Comunitário de Cachoeira de Santa Cruz é inaugurado em Viçosa e passa a abrigar atividades culturais e educacionaisMinas Gerais amplia estratégias e integração entre órgãos no combate à corrupçãoNovo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas GeraisSecretaria de Fazenda apresenta resultados fiscais e balanço da arrecadação do Estado no Assembleia FiscalizaGoverno de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em LondresPolícia Militar lança Operação Linha Segura em Minas GeraisAtaque com faca deixa quatro mortos em diferentes bairros de Visconde do Rio BrancoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em postes do centro e bairrosCentro Comunitário de Cachoeira de Santa Cruz é inaugurado em Viçosa e passa a abrigar atividades culturais e educacionais

Núcleo de Arte e Dança prepara o Diversidade em Dança – SUPERAÇÃO

Núcleo de Arte e Dança prepara o Diversidade em Dança – SUPERAÇÃO

 O Núcleo de Arte e Dança realizou no último final de semana as gravações das coreografias que serão exibidas na Mostra Diversidade em Dança, um evento totalmente online para espalhar ao mundo a beleza da nossa cultura e da dança, no ano em que o Núcleo comemora 40 anos de atividades desde sua fundação. Um encontro muito especial entre companhias profissionais, grupos, escolas e solistas de várias regiões do país que se apresentarão, em dois dias de espetáculos. Além das apresentações, diretores, coreógrafos e professores destas escolas e cias, irão conversar e trocar suas experiências  e expectativas sobre a vida,  a arte  e os desafios futuros e deste momento de SUPERAÇÃO.

Para Patrícia Lima, diretora geral, a realização da mostra Diversidade em Dança é uma forma de comemorar: “É Superar com alegria! Vivenciamos momentos em que a arte da dança demonstrou todo seu potencial de agregação, união, sensibilidade e amor pelo que se faz, vindo de toda uma equipe e das famílias que fazem parte desta história. É também muito bom poder oportunizar, por meio destas apresentações, o trabalho a muitos que sempre estiveram conosco.” Diz.

Estão confirmadas apresentações de companhias e profissionais do Amazonas, Mato Grosso do Sul e  Minas Gerais, e escolas convidadas de Minas Gerais e Espírito Santo que se apresentarão com coreografias nas diversas modalidades da dança. 

Estarão presentes como convidados junto aos bailarinos do Núcleo de Arte e Dança os:  Corpo de Dança do Amazonas (Manaus – Amazonas);  Mário Nascimento (Manaus – Amazonas/ BH -Minas Gerais); Companhia de Dança do Pantanal ( Corumbá – Mato Grosso do Sul), Rosa Antuña, Cultura do Guetto, ATM Centro Cultural de Danças, Grupo Jovem Arte & Passo, Espaço Cultural Michelle Saliba, AMDançarte (Belo Horizonte – MG); Cia Jovem de Paraopeba (Paraopeba); Aplauso Escola de Dança (Caratinga – MG); Grupo Remiwl  e Projeto Andanças (Juiz de Fora); Studium de Dança Korpus (Guarapari- ES); e de Viçosa se apresentarão os grupos Neparc (UFV); Êxtase Cia de Dança, Grupo Impacto de Danças; Voar e Os Atuais  e  Centro Experimental de Artes da PMV.

Thomas Medeiros, Secretário de Cultura, Patrimônio e Esportes, destaca a importância de eventos como esses para a sociedade de Viçosa: “Bom, falar do espetáculo de 40 anos do Núcleo de Arte e Dança pra Viçosa é um privilégio, pois além de pensar nos seus objetivos o Núcleo, sempre prezou pelas suas ações sociais para a comunidade. Viçosa, hoje, é um dos pólos de dança no estado de Minas, justamente por toda essa força da gestora Patrícia Lima e pelas ações do Núcleo e as que juntos viemos fazendo em parceria fomentando a dança. Tudo isso colabora na transformação da sociedade, transforma caminhos, dá perspectivas para muita gente e também dá o fazer cultural para essas crianças e jovens, principalmente no nosso caso da rede pública de ensino que tem outra vivência através da arte, isso é de grande importância para a sociedade.” Diz.

A Mostra Diversidade em Dança – SUPERAÇÃO será transmitida pela plataforma digital YouTube nos dias 11, 12 e 13 de junho, no canal do Núcleo de Arte e Dança.

A Mostra Diversidade em Dança- SUPERAÇÃO conta com apoio da Secretaria Municipal  de Cultura – PMV , numa realização do Núcleo Arte e Dança apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT , no edital  n°16/2020 “Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais ” com recursos  repassados (Lei Aldir Blanc)  Lei Federal nº 14.017, do Decreto Federal nº. 10.464 e do Decreto Estadual nº. 48.059 /Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.