Idosa de 93 anos do lar dos Velhinhos de Viçosa falece em decorrência da Covid-19
22 de julho de 2021

A Direção do Lar dos Velhinhos comunica o falecimento da senhora Gabriela Lopes Valente (93 anos), idosa assistida pela instituição desde o ano de 2017. Sua morte se dá em decorrência de complicações da Covid-19. A idosa foi contaminada pelo sars-Cov-2, após um surto de infecção pelo vírus na instituição, no último dia 13 de julho de 2021. O óbito foi registrado no final da tarde desta quarta-feira, 21, a idosa estava internada no Hospital São Sebastião em Viçosa.

Dona Gabriela, nasceu em 08 de novembro de 1927, natural de Canaã, era costureira e professora de artesanato. Ela foi internada por seus familiares no Lar dos Velhinhos em 23 de agosto de 2017. Nos últimos meses, a idosa passava por tratamento médico e seu quadro de saúde era considerado delicado, devido a idade avançada e diversas doenças associadas.

A direção e os funcionários do Lar dos Velhinhos receberam com pesar a notícia do falecimento da idosa. Dona Gabriela era muito querida por todos e deixa para nós e seus familiares saudades. "Em nossos corações carregaremos o seu sorriso, alegria e histórias que ela nos contava de quando morava em Canaã durante sua infância e sua juventude na cidade de Ponte Nova, onde por muitos anos foi professora de artesanato".

O Lar dos Velhinhos está prestando todo apoio necessário aos familiares neste momento de profunda tristeza. O enterro acontece em Canaã-MG, na manhã desta quinta-feira, 22 de julho de 2021 e a cerimônia será restrita aos familiares, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, que estão em vigor naquela cidade.

Balanço do surto de Covid-19 no Lar dos Velhinhos

A Direção do Lar dos Velhinhos atualizou, ontem, quarta-feira, 21/07, as informações à cerca do surto de Covid-19, enfrentado pela instituição desde o dia 13, deste mês.

Após realização de nova rodada de testes, para detecção de contaminação pelo novo Coronavírus, registrou-se 10 novos casos de idosos positivos. Totalizando 31 idosos contaminados. A instituição acolhe, no momento, 38 idosos(as). No quadro de funcionários foi registrado mais 2 novos casos, somando 11 colaboradores contaminados.

O registro dos novos casos deve-se ao fato de que alguns idosos estavam sob suspeita de infecção e os casos vem se confirmando à medida que novas rodadas de testes são realizadas. O protocolo adotado pela Vigilância Epidemiológica do município, preconiza um intervalo de 3 dias, respeitando a janela imunológica do vírus.

Na instituição 30 idosos encontram-se isolados. 01 idoso foi retirado pela família e está em isolamento fora da instituição e sob a responsabilidade e cuidados dos seus familiares.

O isolamento dos idosos no Lar dos Velhinhos se dá em alas separadas e são atendidos 24h por equipes exclusivas. Evitando assim, que um mesmo profissional mantenha contato com idosos positivos e negativos. A equipe de trabalho é composta por técnicos de enfermagem, cuidadores, nutricionista e médicos. Os profissionais são contratados da instituição e está havendo o empréstimo de profissionais da Secretaria de Saúde do município de Viçosa para apoiar nos cuidados aos idosos.

No momento, 7 idosos estão internados em leitos clínicos. Três idosos em leitos clínicos no Hospital São Sebastião, sendo uma idosa com estado de saúde considerado delicado. A mesma apresenta idade avançada e diversas doenças associadas. No Hospital São João Batista, quatro idosos estão sob acompanhamento médico, sendo três na ala de Covid (leito clínico) e uma idosa internada na emergência, para controle do diabetes.

A Direção da instituição esclarece que os familiares de todos os idosos estão tendo acesso à informações sobre os seus parentes abrigados e, quando necessário, a instituição apoia os familiares nas suas demandas e necessidades.

publicidade

publicidade

publicidade