Lar dos Velhinhos de Viçosa registra o 3º óbito de idoso da instituição por complicações da Covid-19
24 de julho de 2021

A Direção do Lar dos Velhinhos comunicou na tarde deste sábado, 24, o falecimento de mais um interno da instituição. Segundo a direção do Lar dos Velhinhos, Sebastião da Silva Coutinho (86 anos), idoso assistido pela instituição desde 1996 faleceu em decorrência de complicações da Covid-19. O idoso foi contaminado pelo sars-Cov-2, após um surto de infecção pelo vírus na instituição, no último dia 13 de julho de 2021. O óbito foi registrado na madrugada deste sábado, 24, o idoso estava internado em leito de CTI no Hospital São João Batista em Viçosa.

O Senhor Sebastião da Silva Coutinho nasceu em 05 de março de 1935, natural da cidade de Paula Cândido. Residia no Lar dos Velhinhos desde 21 de março de 1996, onde viveu por 24 anos. Devido à idade avançada e diversas doenças associadas, Sr. Coutinho não conseguiu vencer a batalha contra a Covid-19.

Por muitos anos Sr. Coutinho foi ajudante nas celebrações na Paróquia Santa Rita de Cássia em Viçosa, idoso ativo, independente, sempre prestativo e de voz calma, deixará em nossos corações saudades e inspiração para continuarmos na luta e proteção aos idosos, que residem em nossa casa.

A Direção e os funcionários do Lar dos Velhinhos lamentam mais essa perca para a Covid-19, presta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos do Sr. Coutinho. Nosso amigo, que tinha o Lar dos Velhinhos como sendo a sua casa. A instituição está prestando todo apoio necessário aos familiares e para realização do sepultamento, em sua cidade natal, Paula Cândido.

Sexta-feira, 23, a direção do Lar dos Velhinhos divulgou em seu site um balanço da situação do surto de Covid que passa a instituição.

Na nota  o Lar dos Velhinhos informou que após realização de nova rodada de testes, na manhã de sexta-feira, 23, para detecção de contaminação pelo novo Coronavírus, registrou-se um novo caso entre os idosos atendidos. Totalizando 32 idosos contaminados. A instituição acolhia, antes do surto, 38 idosos, sendo 24 mulheres e 14 homens. No quadro de funcionários houve o registro de 11 casos positivos. A instituição possui 27 funcionários.

O registro dos novos casos, deve-se ao fato de que alguns idosos estavam sob suspeita de infecção. Os casos vem se confirmando, à medida que novas rodadas de testes são realizadas. O protocolo adotado pela Vigilância Epidemiológica do município, preconiza um intervalo de 3 dias, respeitando a janela imunológica do vírus.

HOSPITALIZAÇÃO

No momento 10 idosos encontram-se em internação hospitalar devido à complicações da Covid-19.

UTI

No Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa, uma idosa, (85 anos), está internada por contaminação pela Covid-19 e glicose descompensada. Outra idosa, (74 anos), está internada devido à saturação descompensada e contaminação pelo vírus.

CTI

Ainda no HSJB, um idoso de 86 anos está internado no CTI por dificuldade respiratória.

QUARTO

Em leitos clínicos no Hospital João Batista encontram-se quatro idosas internadas, 76 anos, 84 anos e 93 anos, respectivamente. Já no Hospital São Sebastião, em Viçosa, uma idosa de 92 anos está internada em leito clínico.

Todos os idosos e funcionários da ILPI foram vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac, sendo a primeira dose aplicada no dia 21 de janeiro e a segunda dose aplicada no dia 05 de fevereiro desse ano.

Reafirmamos que a instituição seguia e segue todos os protocolos de prevenção e combate ao Coronavírus. O local foi fechado no dia 12 de março de 2020. Visitas presenciais estão suspensas desde então, e os familiares e amigos mantém contato com idosos através de ligações de vídeo. Os funcionários trabalham exclusivamente na ILPI, fazendo o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual, EPI’s, necessários. Aos idosos sempre foi fornecido máscaras de proteção.

publicidade

publicidade

publicidade