Macrorregião de Viçosa avança para a Onda Amarela do Minas Consciente
29 de julho de 2021

'}}

Minas Gerais registou queda de 9% na taxa de incidência da covid-19 na última semana em todo o estado. Com isso, atualizações no quadro epidemiológico de diversas macrorregiões foram feitas. Entre elas, está o avanço da macro Leste do Sul, a qual Viçosa faz parte, para a Onda Amarela do Minas Consciente.

Agora, a Prefeitura de Viçosa deve divulgar um novo decreto, com novas medidas a serem seguidas no município. Além disso, as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste avançam para a onda verde.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (29/7) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da pandemia no estado. Minas também registrou queda nos números de óbitos e de espera por leitos. A solicitação de internação pela doença caiu 29,59% na última semana. Atualmente, 34 pacientes aguardam vaga para uma UTI para tratamento da covid-19. Este número chegou a ser pelo menos seis vezes maior no início de junho.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou que os indicadores têm melhorado devido ao avanço no processo de vacinação, mas lembrou que ainda não é a hora de se descuidar.

“Já ultrapassamos a marca de mais de 13,6 milhões de doses aplicadas. Com o avanço deste processo, temos observado a redução no número de óbitos, casos e, principalmente de internações, aliviando a pressão no sistema de saúde. Isso só comprova a eficácia e a importância da vacina. Temos que ficar atentos ao calendário da vacinação, incluindo a segunda dose, que é muito importante. Também não é a hora relaxarmos em relação aos cuidados. Devemos seguir com o uso de máscara e evitar aglomerações”, alertou o secretário.

Atualmente, a ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no estado está em 54,69%, enquanto a ocupação dos de enfermaria está em 79,03%.

publicidade

publicidade

publicidade