Estudantes da rede estadual retornam às escolas nesta terça-feira. Viçosa ainda não liberou o retorno das aulas presenciais na rede pública
3 de agosto de 2021

Com o fim do recesso escolar, as escolas da rede estadual de ensino iniciam, nesta terça-feira (3/8), o segundo semestre letivo. A retomada é marcada pela ampliação das atividades escolares híbridas para um maior número de estudantes, alcançando todas as regiões do estado. Todas as unidades de ensino que retomam as atividades presenciais estão localizadas em municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

De acordo com a subsecretária de desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Izabella Martins, o momento demonstra que a retomada presencial tem sido feita observando os protocolos sanitários e de segurança. “Este é um momento importante para a nossa rede, pois, graças aos cuidados e a preparação das escolas, estamos conseguindo acolher a comunidade escolar. Mais que isso: está sendo possível avançar e incluir mais anos escolares na possibilidade de retomada das atividades presenciais”, afirmou.

Com o início do 3º bimestre, mais escolas estão autorizadas a ter atividades presenciais e mais anos de escolaridade também estão liberados para iniciar o acolhimento de professores e, na sequência, dos alunos.

Nas unidades de ensino localizadas nos municípios inseridos nas ondas amarela ou verde do Plano Minas Consciente, além das turmas dos anos iniciais - 1º ao 5º ano -, e 9 do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que já haviam sido autorizados a retornar, também o 8º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio poderão voltar às atividades.

Tempo integral  

No caso do Ensino Médio de Tempo Integral retornam os estudantes do 2º e do 3º ano. Também estão autorizadas a voltar às salas de aula as turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vale lembrar que o retorno presencial das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.
No modelo de ensino híbrido, implementado pela SEE, há alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola e, na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.

Se Liga na Educação

Com a retomada das atividades letivas, a programação do Se Liga na Educação também volta a ser inédita e contará com conteúdo do 3º bimestre. A programação completa do programa pode ser acessada nas redes sociais oficiais da SEE/MG e no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Segundo semestre

Ao longo do segundo semestre, alunos e professores da rede estadual já têm alguns compromissos marcados. De 12 a 18/8, por exemplo, será realizada a "Semana Estadual das Juventudes". Já a “Semana de Educação para a Vida” será entre os dias 16 e 20/11.

Os estudantes devem ficar atentos para realizar a devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) do primeiro e do segundo bimestre. Já o PET do 3º bimestre já pode ser acessado gratuitamente pelo endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0.

Mais umaa vez, o material impresso correspondente será entregue para os estudantes que não têm acesso à internet, da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

Carga horária 

Carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

No programa de Reforço Escolar, também serão formadas novas turmas a partir do mês de agosto. Para participar da iniciativa é necessário que o estudante, pais e/ou responsáveis verifiquem a disponibilidade com o diretor da unidade escolar e se o aluno atende aos critérios de atendimento.

Também no segundo semestre serão conhecidas as escolas premiadas na segunda e terceira etapas do Prêmio Escola Transformação.  A iniciativa, realizada pela SEE, tem o objetivo de reconhecer, publicamente, as práticas e experiências positivas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir do prêmio, serão distribuídos R$ 90 milhões para as escolas que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Na rede estadual de ensino, o término do ano letivo está previsto para 17/12.

Escolas autorizadas
Alunos, pais e/ou responsáveis podem verificar quais unidades de ensino estão com as atividades presenciais autorizadas no site da SEE/MG: www.educacao.mg.gov.br.

Na aba destinada à retomada está disponível a listagem de municípios e escolas autorizadas a retomar as atividades pedagógicas presenciais.

É importante lembrar também que o contato com a direção da escola é fundamental para todos os esclarecimentos necessários.

Clique aqui para acessar a lista.

publicidade

publicidade

publicidade