fbpx
Educação

Secretaria de Educação divulga protocolo e data para retorno presencial na rede municipal de Viçosa

O retorno dos estudantes às unidades de ensino acontecerá a partir do dia 27 de setembro, de forma gradual.

A Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Viçosa, desde o mês de julho, desenvolve uma série de atividades para o retorno presencial das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino. O retorno dos estudantes às unidades de ensino acontecerá a partir do dia 27 de setembro, de forma gradual, conforme o Decreto Municipal 5.668/2021.

Para o retorno seguro das atividades escolares, o Executivo Municipal instituiu uma Comissão Especial para atuar, em parceria com a Secretaria de Educação, na elaboração do protocolo de segurança. O material foi avaliado e aprovado pela Vigilância Sanitária no dia 06 de agosto.

De acordo com a Secretaria de Educação, com a publicação do Decreto Municipal 5.660/2021, que trata do trabalho presencial dos servidores, foi possível organizar as capacitações dos profissionais que atuam nas escolas. Desde 2020, os profissionais já têm recebido em suas unidades os equipamentos de proteção individuais. Dessa forma, com o apoio da Direção e Supervisão Escolar, já teve início o planejamento, demarcações físicas dos espaços e o escalonamento do quadro de pessoal.

A secretária de educação, Marli Franco, destacou que “não pode haver discrepância no atendimento às crianças do nosso município, estando ela matriculada em qualquer rede de ensino, sendo assim a rede municipal seguirá respeitando todos os protocolos para que o retorno seja seguro, tanto para os profissionais, quanto para as famílias e suas crianças”.

O protocolo para o retorno das atividades presenciais está disponível aqui. Contudo, a Secretaria de Educação ressalta que a organização dos espaços e os demais ajustes na estrutura física dependerão das estratégias definidas pela gestão de cada escola.

O retorno das atividades acontecerá conforme o cronograma:

Desde segunda-feira, 16, os profissionais da educação estão passando por capacitações. Além disso, nos dias 17, 23 e 26 de agosto, estão programadas lives (transmissão online) para o acolhimento das equipes.

A decisão de retorno presencial foi acordada pela Secretaria de Educação e a Procuradoria Geral do Município levando em consideração a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da educação. Contados 15 dias após a imunização completa deles, os estudantes poderão retornar às salas de aula.

O cronograma proposto poderá ser alterado pelas escolas municipais, conforme o atendimento à comunidade escolar, observando sempre os protocolos sanitários e o quadro epidemiológico do município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo