Cartilha de pesquisadores do DEM orienta sobre prevenção e tratamento da hipertensão
20 de agosto de 2021

Pressão Arterial: o que você precisa saber para prevenir e tratar é o tema da cartilha produzida por pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da UFV. A cartilha integra a dissertação Prevalência e fatores associados ao descontrole pressórico em indivíduos hipertensos acompanhados pela Atenção Primária, defendida, no final de julho, pelo fisioterapeuta Rodrigo Pereira, sob orientação do professor Tiago Ricardo Moreira.

Trata-se de um material educativo, cuja produção está diretamente relacionada aos resultados obtidos por Rodrigo em pesquisa realizada em Viçosa. O objetivo do pesquisador era identificar a prevalência e os fatores sociodemográficos, clínicos e de hábitos de vida que poderiam estar associados ao descontrole dos níveis da pressão arterial. O estudo se deu com indivíduos hipertensos acompanhados por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. O resultado revelou uma elevada prevalência do descontrole pressórico (57,9%) nos indivíduos estudados, associada à baixa escolaridade e ao aumento do colesterol LDL.

Os achados refletem que o manejo da hipertensão arterial ainda se apresenta como um grande desafio para a saúde pública. Tanto é que anualmente ela é responsável pela morte de cerca de 200 mil brasileiros. Isso indica, portanto, a necessidade de se pensar estratégias de enfrentamento para esta doença crônica que considerem os diferentes fatores relacionados ao descontrole pressórico. A cartilha se configura como uma aliada importante neste enfrentamento, para o qual os profissionais da APS assumem lugar de destaque, já que são a principal via de acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com uma linguagem fácil e se utilizando de muitas imagens para facilitar a compreensão, a cartilha traz quatro eixos diferentes para dialogar com as dúvidas do público-alvo: O que é pressão alta? Tenho pressão alta: que fazer? Informações complementares e, por último, Utilidade pública, sugerindo serviços que atendem ao público hipertenso na rede de saúde de Viçosa. Todos os eixos são conduzidos pelo personagem Rod.

Em função da importância do material, os pesquisadores pretendem apresentá-lo à gestão de saúde de Viçosa e sugerir que seja adotado como ferramenta de educação para o enfrentamento da hipertensão arterial na atenção primária e em outros níveis de atenção à saúde do município. A intenção também é ampliar a sua distribuição para outros municípios.

Além de Rodrigo e do professor Tiago, assinam a autoria da cartilha, as professoras Deíse Moura de Oliveira, Érica Toledo de Mendonça e Rosângela Minardi Mitre Cotta. O material está disponível em tinyurl.com/44358vya.

Fonte: UFV

publicidade

publicidade

publicidade