fbpx
UFV

UFV recebe mais de 100 obras de arte doadas pela Receita Federal e celebra aniversário do Museu Histórico com vídeo

A maioria das obras doadas pela Receita Federal é pintura com técnicas variadas, mas há também fotografias e uma peça tridimensional.

O brasileiro Rubem Robierb, o australiano Peter Link e a polonesa Véronique Ziminski estão entre os artistas que assinam as 124 obras doadas à UFV pela Receita Federal do Brasil, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Todas foram apreendidas no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por importação irregular.

A partir de agora, elas integrarão o acervo da Pinacoteca da UFV, que já conta com 490 obras. Dos trabalhos recém-chegados à Universidade, 13 são apresentados no vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional para celebrar os 35 anos do Museu Histórico da UFV, que funciona junto com a Pinacoteca. O vídeo integra as ações comemorativas do aniversário de 95 anos da UFV e pode ser conferido abaixo.

A maioria das obras doadas pela Receita Federal é pintura com técnicas variadas, mas há também fotografias e uma peça tridimensional. A expectativa é a de que o público possa conhecer todas elas no próximo ano, em exposições temporárias que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) pretende realizar na Pinacoteca e no hall da Biblioteca Central do campus Viçosa.

Para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, “a incorporação dessas obras ao acervo da Pinacoteca amplia ainda mais a importância da UFV junto ao seleto grupo de universidades brasileiras dotadas de museus com acervo de qualidade internacional, potencializando sua capacidade de promoção das artes e das culturas”.

Processo de doação

Por lei, o Ibram é notificado pela Receita Federal sobre mercadorias ou objetos apreendidos sob pena de perdimento, quando há indícios de que se trata de bem de valor cultural, artístico ou histórico. Ao serem informados sobre a apreensão, os museus federais com registro no Instituto podem manifestar interesse em participar do processo de destinação. Esta foi a primeira vez que a UFV pleiteou o recebimento de obras de arte por meio deste expediente legal.

O processo de doação teve início no segundo semestre de 2019, quando uma equipe da PEC esteve no aeroporto de Viracopos para retirar os objetos. A conclusão do processo se deu no último mês de junho, com a efetiva transferência para o acervo da Universidade. As obras agora estão em fase final de avaliação técnica, documentação e patrimônio, bem como de conservação e pesquisa.

Na foto, um registro do funcionário da Receita Federal Rodrigo Despontin, da Alfândega do aeroporto Viracopos, com a assessora cultural da PEC, Daniela Sant’Anna, e a museóloga da UFV Chirle Gomes.

Fonte: UFV

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo