Advogado viçosense visita o senador Anastasia e entrega livro que terá direitos autorais revestidos em prol do HSS
31 de agosto de 2021

Acompanhado de seu filho, filho Arthur Martino, o advogado viçosense Randolpho Martino Júnior, autor do livro "Gestão da saúde e eficiência dos gastos públicos: uma abordagem à luz do princípio da máxima efetividade da norma constitucional", visitou o senador Anastasia na manhã da última segunda-feira (30), em Belo Horizonte.

O propósito da visita foi levar um exemplar do livro de autoria do advogado que foi prefaciado pelo Senador e ex-Governador de Minas. Além disso, também é importante ressaltar que os direitos autorais do livro são doados em favor do Hospital São Sebastião (HSS), em Viçosa.

Descrição do livro

A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o direito à saúde tornou-se universal, integral e gratuito para todas as pessoas, sem qualquer segmentação. Com efeito, a demanda pelo serviço público de saúde sofreu grande aumento. Contudo, a Constituição Federal de 1988 não previu a fonte de financiamento desta política pública.

O Sistema Único de Saúde revelou-se incapaz de atender de forma eficiente aos brasileiros. A situação agravou-se com a crise financeira da década de 1990 e as que se seguiram até o presente momento. Sob a perspectiva constitucional, analisou-se se há associação entre os gastos públicos e os padrões legais de qualidade do serviço. Foi utilizada a ferramenta Data Envelopment Analysis para estimar o escore de eficiência, bem como a metodologia do Programa Nacional de Avaliação do Serviço de Saúde.

Este livro analisa três perspectivas: gestão organizacional; apoio técnico e logístico e gestão da atenção à saúde. Este livro faz uma abordagem da gestão da saúde sob a perspectiva do princípio da máxima efetividade da norma constitucional, confrontando-a com a realidade da gestão e a qualidade dos serviços ofertados à população.

Para comprar o livro, acesse o link: https://loja.editoradialetica.com/humanidades/gestao-da-saude-e-eficiencia-dos-gastos-publicos-uma-abordagem-a-luz-do-principio-da-maxima-efetividade-da-norma-constitucional

Senador Anastasia anuncia recursos para o Hospital São João Batista

Ainda no encontro, o Senador Antonio Anastasia (PSD-MG) anunciou que destinará recursos de suas emendas parlamentares ao Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa.

Na visita, Randolpho Martino apresentou o pleito do provedor do HSJB, Lacyr Dias de Andrade Filho (Duroc), solicitando recursos de emenda parlamentar para a entidade, o que foi prontamente atendido. Os valores serão acertados no decorrer desta semana, mediante a assessoria técnica do gabinete do Senador Anastasia e a direção do HSJB, na pessoa do provedor Lacyr Dias de Andrade Filho.

publicidade

publicidade

publicidade