Coronavírus: com avanço da vacinação em MG, Estado mantém macrorregiões da Zona da Mata e Vertentes na Onda Verde do ‘Minas Consciente’
3 de setembro de 2021

Comitê Extraordinário Covid-19 realizou a reunião semanal nesta quinta-feira (2) e decidiu manter as macrorregiões Sudeste, Centro-Sul e Leste do Sul na Onda Verde do "Minas Consciente" por mais uma semana. As áreas integram cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Até a última atualização desta matéria, a situação das microrregiões não havia sido divulgada.

Ainda durante o anúncio, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou sobre a imunização contra a Covid-19 em Minas Gerais. A expectativa é que todos os adultos tomem a 2ª dose até novembro.

*É importante lembrar que as prefeituras podem escolher qual fase seguir quando há diferença entre as classificações das micro e macros, desde que uma delas não seja a Roxa, que é impositiva e mais restritiva.

Caso algum município opte por regredir ou avançar de fase, as novas determinações do "Minas Consciente" passam a valer a partir do próximo sábado (4).

Imunização em MG

 

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a expectativa é de que até novembro todos os adultos tenham tomado a 2ª dose da vacinaVeja abaixo os dados em Minas Gerais:

  • Entre as pessoas acima de 18 anos, a cobertura vacinal da primeira dose chega a 80,38%;
  • Já a da segunda dose e/ou dose única está em torno de 35,67%.

    Próximos passos

    secretário ainda lembrou que boa parte das cidades de Minas Gerais vacina pessoas com 18 anos. "Temos 1,7 milhão de jovens nessa faixa, vamos priorizar a vacinação dos que têm comorbidades, e depois chegamos aos demais", analisou.

    Além disso, idosos que tomaram o imunizante há mais de 6 meses também devem receber a dose de reforço em setembro. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) calcula 300 mil pessoas nessa faixa.

    “A incidência da doença hoje é igual ao pico de 2020. Estamos batendo, agora, com tendência de queda. A grande diferença é que naquele momento ainda não tínhamos vacina. Atualmente, as notificações estão em baixa, o que indica que menos pacientes estão procurando atendimento médico”, explicou Fábio Baccheretti.

    Macrorregiões

Veja abaixo as cidades da Zona da Mata e Vertentes, que são de cobertura da TV Integração, e cada macrorregião da qual fazem parte:

  • Sudeste: Além Paraíba, Andrelândia, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Caiana, Carangola, Cataguases, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Espera Feliz, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Fervedouro, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Oliveira Fortes, Orizânia, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Cortes, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande;
  • Centro-Sul: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Paiva, Piranga, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, São João del Rei e Senhora de Oliveira;
  • Leste do Sul: Cajuri, Paula Cândido e Viçosa.

*Vale lembrar que Juiz de Fora faz parte da macrorregião Sudeste, no entanto, a cidade saiu do "Minas Consciente" e segue o próprio programa de retomada econômica.

 

Conheça o programa estadual

Segundo o governo de Minas, o plano "Minas Consciente - Retomando a economia do jeito certo" orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do Estado. A proposta sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

programa foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios de MG e que os mesmos consigam agir de maneira correta e responsável para manter os bons resultados na contenção da pandemia de Covid-19.

Neste sentido, o plano agrega dados econômicos, mas, principalmente, dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

Divisão por ondas

  • Onda Vermelha: serviços essenciais;
  • Onda Amarela: serviços não essenciais;
  • Onda Verde: serviços não essenciais com alto índice de contágio;
  • Onda Roxa: fase mais restritiva, que é imposta a todas as cidades que forem classificadas nela, ou seja, mesmo que o município não tenha aderido ao Minas Consciente, ele deve seguir as determinações estaduais enquanto estiver inserido nessa fase. Na etapa, só podem funcionar atividades essenciais das 5h às 20h.

Avanço ou regresso das ondas

O avanço de uma onda para outra ocorre quando a região sai de uma etapa considerada com restrição para outra menos restritiva.

Já o regresso de uma onda para outra ocorre quando a localidade sai de uma situação com mais liberações para outra com mais regras.

Por zona da mata

publicidade

publicidade

publicidade