Resultado do Trilhas de Futuro será divulgado na próxima sexta-feira (10)
9 de setembro de 2021

Com o fim do período de inscrição para os cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuros, os candidatos não vão demorar muito para saber se conquistaram ou não uma vaga em uma das formações profissionalizantes da iniciativa. O resultado da alocação será divulgado na próxima sexta-feira (10/9), no site  www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

A seleção dos inscritos será realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos prioritários indicados pelos candidatos, sempre respeitando a ordem de prioridade prevista na Resolução SEE nº 4.591/2021. De acordo com os critérios, terão prioridade os estudantes da rede estadual de ensino, seguidos por alunos da rede federal ou municipal, depois por estudantes da rede particular e, por fim, egressos do ensino médio oriundos de qualquer rede. Os critérios de desempate para a alocação dos candidatos também estão descritos no documento.

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Ao todo, são ofertadas 75 mil vagas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

São ofertadas mais de 50 opções de cursos, em 110 municípios mineiros, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

Efetivação da matrícula

Após conferir o resultado da alocação, os selecionados deverão ficar atentos ao período de efetivação da matrícula, que será de 13 a 17 de setembro. A matrícula deverá ser feita presencialmente, na instituição credenciada para a qual foi encaminhado. Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, original e cópia; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.

Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Vagas remanescentes

Após a realização da chamada regular, com as listagens divulgadas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, será aberto período de vagas remanescentes. De 23 a 28 de setembro, qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis.

No período de vagas remanescentes, não será observado o regramento de priorização descrito anteriormente, e será adotada a priorização a partir do critério cronológico das inscrições.

Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir de listagem de vagas disponíveis.

publicidade

publicidade

publicidade