Atenção: vulcão que pode gerar tsunami no Brasil entra em alerta de erupção; entenda
16 de setembro de 2021

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entrou em alerta amarelo de erupção após autoridades espanholas avaliarem as atividades sísmicas da região — e o Brasil pode ser afetado caso haja uma explosão.

Adormecido há décadas, o vulcão deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. Segundo pesquisadores, o Cumbre Vieja tem uma potência capaz de gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.

Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami:

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima" afirmou.

No entanto, diversos pesquisadores e estudos confirmaram a hipótese de que um tsunami pode ser gerado por uma erupção explosiva do vulcão. Uma pesquisa feita na UFPR pelo geólogo Mauro Gustavo Resse Filho explicou que a erupção pode causar um deslocamento de massa:

“Este movimento por sua vez, poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá o praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada” afirma o pesquisador.

Conforme explicado, não há certeza de que o vulcão entrará em erupção, de que esta será explosiva ou irá gerar um movimento potente o suficiente para trazer ondas gigantes ao litoral do Brasil. Contudo, segundo o site Metsul, a região de La Palma enfrenta um aumento significativo nos movimentos sísmicos que aumenta o alerta para os países.

Fonte: Rolling Stone / UOL

publicidade

publicidade

publicidade