Prefeitura de Viçosa celebra Outubro Rosa com programação de eventos e palestras
15 de outubro de 2021

Ano vai, ano vem, mas os cuidados com a saúde nunca poderão ser os menos importantes, principalmente quando se trata de doenças que podem oferecer risco fatal de vida. O “Outubro Rosa” enfoca uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Destacando isso, a Coordenadoria da Atenção Primária, da Prefeitura de Viçosa, vai realizar ações de conscientização na cidade.

As atividades começam neste sábado, 16, a partir das 8 horas, na praça Silviano Brandão. No local, será disponibilizada uma tenda, com o apoio da Escola Técnica Âncora. Haverá uma equipe multiprofissional com farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e alunos voluntários do curso de medicina da UFV (Universidade Federal de Viçosa), para auxiliar e orientar as pessoas sobre o tema da campanha. Durante o evento serão sorteados vários brindes.

No dia 22 de outubro, está programada a realização de uma palestra abordando a necessidade da melhor conscientização sobre a doença, na Pif-Paf Alimentos.

Atendimento para realização dos exames
Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão equipadas para fazerem o exame preventivo e, caso necessário, encaminhar a paciente para fazer a mamografia. Além disso, as unidades oferecem Salas de Espera com equipes interativas para um bom bate-papo sobre esta iniciativa tão importante.
Para participar da campanha é necessário o cadastramento nas UBSs. Quem não tiver cadastrado deve apresentar documentos pessoais, Cartão do SUS e comprovante de residência.

A campanha 
A celebração do “Outubro Rosa” teve início na década de 1990, mas, no Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama começaram em 2002. A data foi, oficialmente, reconhecida apenas em 2018.
Em diversos estados brasileiros, desde 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero. O tom de rosa foi adotado como motivador de campanhas no período e ações em mídias sociais também são reforçadas durante esse mês.

Por isso, vale ressaltar que promover eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzir materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama é de extrema importância. E, também, alertar que o exame rotineiro, de alta relevância, mesmo fora do mês de outubro, é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Com isso, nas empresas, é muito importante conscientizar as colaboradoras e familiares sobre a importância de cuidar da saúde e agir de maneira preventiva com exames médicos ou autoexames para combater o câncer de mama. Afinal, o diagnóstico cedo pode garantir 95% de chances de cura.

Câncer de Mama
A saúde requer total atenção por estar diretamente ligada à qualidade de vida de todos. É necessário reforçar os cuidados para evitar situações difíceis como o câncer, que é uma doença causada pelo crescimento exagerado e desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

Sinais e sintomas
Em sua fase inicial o câncer de mama pode ser percebido, na maioria dos casos, por meio dos sinais e sintomas:
• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
• Alterações no bico do peito (mamilo);
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

publicidade

publicidade

publicidade