segunda-feira, 20 de julho de 2026
Urgente

Governo adia lançamento do Auxílio Brasil por conta de reações negativas

Governo adia lançamento do Auxílio Brasil por conta de reações negativas
Imagem Ilustrativa

Durou poucas horas a expectativa de que o governo federal pagaria R$ 400 até o final de 2022, no âmbito do Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família. A reação negativa da equipe econômica do ministro Paulo Guedes e do mercado fez com que fosse cancelada a cerimônia de lançamento do programa, prevista para esta terça-feira (19) no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Segundo a equipe técnica do Ministério da Economia, que propôs o pagamento de R$ 300, o valor desejado pela ala política do governo extrapola o teto de gastos.

A previsão é que o novo programa de renda básica entre em vigor a partir de novembro. No entanto, depois de ter cancelado a cerimônia de lançamento do programa, o Ministério da Cidadania não informou quando será a nova data.

O impasse expõe divergências entre equipes políticas e econômicas do governo, uma vez que Paulo Guedes preza pela austeridade fiscal e pelo limite do teto de gastos. Por outro lado, o ministro tem sido pressionado pelos defensores do programa social como meio de alavancar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A equipe de Guedes pretende que os recursos do Auxílio Brasil venham da aprovação do projeto de reforma do Imposto de Renda, que prevê a taxação de dividendos. Essa tributação, no entanto, não encontra respaldo no relator da proposta no Senado, Angelo Coronel (PSD-BA), que pretende retirá-la do texto.

Fonte: O TEMPO