Papa Francisco nomeia Cônego Lauro como novo Bispo de Colatina (ES)
27 de outubro de 2021

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o novo bispo diocesano de Colatina (ES). Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da arquidiocese de Mariana (MG) irá assumir a diocese capixaba vacante desde a nomeação de dom Wladimir Lopes Dias para a diocese de Lorena (SP), em janeiro deste ano. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado brasileiro. 

Cônego Lauro Sérgio é, atualmente, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na arquidiocese de Mariana. Ele exerceu, desde 2017, a função de diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana (Fundarq).  

Informações biográficas 

Natural de Ouro Preto (MG), padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959, filho de Almir Barbosa e Maria do Carmo Versiani Barbosa. Foi ordenado presbítero da arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995.  

É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. 

Entre a década de 1980 e o início da década de 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP.  

A partir de 1994 inicia uma trajetória de serviços no Seminário São José de Mariana. Cônego Lauro Sérgio integrou a equipe de formadores do Seminário arquidiocesano por dez anos. No período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço. 

Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; assessor do Conselho de Leigos da arquidiocese de Mariana; presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB (2007 a 2011); assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Mariana Leste; vigário episcopal; diretor executivo da Fundarq e pároco.  

O novo bispo também integrou diversos Conselhos da arquidiocese de Marina, entre 2006 e 2019: Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Administrativo e Econômico, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação e Conselho Diretor Da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese De Mariana (Fundarq). 

Cônego Lauro é membro fundador, editorialista, articulista de jornais e revistas. Publicou o livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”. 

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.  

Fonte: CNBB

Publicidade

NOVO ENDEREÇO NA RUA DOUTOR MILTON BANDEIRA, 34 – LOJA: 01 – CENTRO
WhatsApp (31) 9 8675-7021

Publicidade

(31) 3892-7686

Publicidade

(31) 3891-2524

Publicidade

Publicidade

Publicidade