Sobe para sete o número de infectados pelo surto de Covid no HSJB
3 de novembro de 2021

De acordo com informações confirmadas pela nossa equipe de jornalismo na manhã desta quarta-feira (03), o Hospital São João Batista (HSJB) está passando por um surto de Covid-19 e, por isso, suspendeu as internações de pacientes no CTI geral por ser considerado um local suspeito para a proliferação do vírus, já que o primeiro caso partiu de lá.

De acordo com a Paula Balbino, responsável pelo Serviço de Controle e Infecção hospitalar do Hospital São João Batista, em entrevista ao Jornal da Montanhesa desta quarta, não há previsão para quando as atividades voltarão ao normal.

Origem

Na semana passada, um paciente do CTI testou positivo para a Covid-19 e, diante disso, o HSJB realizou o rastreio em todas as pessoas que tiveram contato com o caso contaminado. O primeiro resultado, feito em 26 funcionários e 07 pacientes deu resultado negativo, mas após nova rodada de testagem, no final da manhã de segunda-feira (01), os primeiros casos foram confirmados.

Segundo a direção do hospital, são cinco pacientes contaminados, além de um técnico de enfermagem e um enfermeiro - ambos os funcionários estão assintomáticos. Os dois últimos casos foram confirmados hoje, de acordo com a Paula Balbino, em um novo rastreio realizado pelo Hospital.

Dois pacientes foram transferidos do CTI geral para o CTI Covid, exclusivo para tratamento da doença. Outra paciente foi levada para ocupar um dos leitos clínicos da ala exclusiva para Covid.

O Hospital determinou a suspensão da visitação e de novas internações até a realização de novo rastreio, agendado para esta quarta-feira, 03. Todos os profissionais de plantão passarão por testagem e, de acordo com a direção do hospital, encontram-se devidamente paramentados para garantir a segurança durante a atividade.

Ainda segundo a responsável pelo Serviço de Controle e Infecção hospitalar do Hospital São João Batista, eles conseguiram remanejar um outro enfermeiro para o CTI e cobrir a falta do profissional que se infectou, no entanto, a preocupação ainda é alta.

"Nós ficamos muito preocupados, porquê é necessário que o enfermeiro tenha experiência em tratamento intensivo, e sabemos que não são todos que têm", afirmou.

Paula ainda afirmou que a gerência está correndo atrás de novos enfermeiros para a realização de contratações. Além disso, uma nova rodada de testes em pacientes serão feitos daqui a três dias.

Boletim

A Prefeitura de Viçosa deve divulgar nesta quarta-feira (3) o boletim com o número de casos ou óbitos referente aos últimos quatro dias, tendo em vista que por causa do final de semana e do feriado de terça-feira (2), o município divulgou apenas o balanço das internações nos hospitais São João Batista e São Sebastião.

No Hospital São Sebastião (HSS) não há pacientes internados com a doença, já no Hospital São João Batista estão internados um paciente positivo e um suspeito de Viçosa, e um de outro município. Nos leitos clínicos, dois pacientes, um de viçosa e o outro de municípios vizinhos.

Paula Balbino, responsável pelo Serviço de Controle e Infecção hospitalar do Hospital São João Batista

publicidade

publicidade

publicidade