Vereadores debatem sobre situação das comunidades rurais de Viçosa
17 de novembro de 2021

No uso da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (16), Joelma Aparecida de Oliveira fez reivindicações para as comunidades do Córrego São Francisco, Juquinha de Paula, Retiro e Mainarte, principalmente no que diz respeito às condições precárias das estradas rurais. No decorrer da sessão, o público se manifestou no Plenário e os vereadores se solidarizaram e apresentaram indicações sobre o assunto. 

Abrindo a discussão, Joelma ressaltou que a população da zona rural está reivindicando há muito tempo, mas não está sendo atendida. “As estradas rurais estão totalmente devastadas e há muitos anos a gente vem trabalhando para ver se consegue essa melhoria”, disse. Ela também pontuou que os alunos, feirantes e produtores estão ficando prejudicados, ainda mais no período chuvoso. Por fim, ela pediu o apoio dos vereadores para tentar resolver a situação e elencou a falta de atendimento com relação à saúde, transporte escolar e transporte público.

Logo após, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) parabenizou Joelma pela fala e salientou que “em São José do Triunfo temos a comunidade do Cascalho que também vive isso na pele”. Ele ainda reforçou que a Casa Legislativa tem as comissões que lutam pela causa e faz as indicações, mas quem deve executar é a Prefeitura Municipal, via as suas secretarias. 

Na oportunidade, o Vereador Marco Cardoso (PSDB), membro da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente, se solidarizou com a fala de Joelma e disse que o mesmo problema acontece na região do Paraíso, no Palmital e Córrego do Engenho. “Desde o dia primeiro de janeiro a gente pediu ao Executivo que fizesse um planejamento, só que o planejamento deles ficou para abril, depois maio, junho, outubro, até que chegou a chuva e as pessoas estão ficando sem o direito básico de ir e vir”. O Vereador Marcos Fialho (DEM), Presidente da Comissão de Agronegócio, corroborou com a fala do colega. “Faltou do poder público municipal essa questão de um planejamento para tratar esse período chuvoso”, disse. 

A Vereadora Marly Coelho (PSC) corroborou com a fala do Presidente Edenilson e, depois disso, o Vereador Rafael Magalhães (PSDB), Relator da Comissão de Agronegócio, informou sobre a parceria de cascalhamento que conseguiu para a região da Piúna e Paiol. 

Dando continuidade, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) salientou que os parlamentares têm feito reivindicações, principalmente para as áreas rurais e de risco iminente. Ele ainda corroborou com as falas dos colegas, no que se refere à falta de planejamento do Executivo. Sérgio Marota (PSL) também cobrou ao Prefeito Municipal, Raimundo Cardoso (PSD) e ao Secretário Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Geraldo Deusdediti, que tomem as devidas providências. 

Os parlamentares Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e Jamille Gomes (PT) apresentaram a Indicação nº 671/2021, solicitando que seja realizado o cascalhamento, patrolamento e melhoria na estrutura das vias principais e adjacências das comunidades do Córrego São Francisco; Retiro; Mainarte e Juquinha de Paula; além da Indicação nº 674/2021, solicitando que o transporte público seja retomado nessas mesmas comunidades, pelo menos em dois horários do dia. Os dois vereadores também se solidarizaram com a fala de Joelma e cobraram planejamento do Executivo. 

O Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) disse que tem recebido várias reivindicações com relação às estradas rurais e apresentou a Indicação nº 658/2021, solicitando que seja providenciada a pavimentação na comunidade dos Nobres, próximo a fazenda Indaiá. Logo após, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) salientou que “Viçosa carece de um plano de desenvolvimento, de um planejamento a curto, médio e longo prazo, e nenhuma gestão fez isso”. 

Por fim, o Vereador Gilberto Brandão (Avante), Relator da Comissão de Obras e Serviços Públicos, cumprimentou Joelma e relembrou que o Secretário Geraldo Deusdediti esteve como convidado da reunião Ordinária do dia 22 de junho e melhorias foram cobradas, mas não foram atendidas. O Vereador João de Josino (Cidadania), Presidente da Comissão de Obras e Líder do Prefeito na Casa, parabenizou Joelma e demonstrou esperança com relação ao trabalho da Secretaria de Agropecuária no próximo ano. ]

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade