Treinamento básico do Samu acontece em Viçosa na próxima segunda-feira 6/12
2 de dezembro de 2021

Acontece na próxima segunda-feira (06), em Viçosa, o treinamento básico introdutório de qualificação profissional do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Macro Leste do Sul da micro região de VIçosa.

O evento será no Centro de Vivência da UFV (Universidade Federal de Viçosa) às 8 horas da manhã e contará com a participação do superintendente regional de saúde, Marcos Schetini, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardos, do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), Edson Teixeira Filho e do reitor da UFV, Demétrius Davi da Silva.

Em agosto deste ano o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) esteve em Viçosa e confirmou a implantação de duas unidades de atendimento móvel de urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O evento para anunciar a ampliação do Samu aconteceu no dia 20 de agosto, no 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa.

Segundo Zema, a cidade receberá uma Unidade de Suporte Avançado (USA) que é destinada a realizar o atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar e uma Unidade de Suporte Básico (USB), que realiza o transporte de pacientes com risco de vida, mas sem a necessidade de intervenção clínica no local.

Para gerir a instalação do Serviço, Viçosa passará a compor o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), com sede em Juiz de Fora. Além de Viçosa, outros 53 municípios que fazem parte da macrorregião Leste do Sul serão incorporados à Central de Regulação de Urgência Única após aprovação do Poder Legislativo de Viçosa.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade