Praça Mário Del Giudice ficará interditada; veja os danos causados pela chuva
13 de dezembro de 2021

As chuvas que atingiram Viçosa na noite do último domingo (12) e na madrugada desta segunda-feira (13) causaram inúmeros danos pela cidade. Um deles, foi na Praça Mário Del Giudice, no Centro do município, onde a força da água abriu duas crateras no local, que precisou ser interditado pela Secretaria de Obras da cidade.

De acordo com o secretário de Obras do município, José de Arimathea Silveira Marques, em entrevista ao Jornal da Montanhesa desta segunda-feira, não há previsão para quando o tráfego no local será liberado.

“O problema ali é sério. As providências estão sendo tomadas. O trânsito só será liberado quando o problema for completamente resolvido e não houver risco para ninguém”, afirmou José de Arimathea.

Através de vídeos e imagens registradas por moradores, é possível ver as ruas totalmente tomadas pela água das chuvas. Segundo a Defesa Civil do município, choveu aproximadamente 65 milímetros em três horas na cidade.

O secretário de Obras do município afirmou à nossa equipe de reportagem que secretários, engenheiros ligados à Prefeitura e o Geoplam estão trabalhando em conjunto para acharem uma solução o mais rápido possível e descobrirem onde está a manilha obstruída.

Problema antigo

É importante ressaltar que os problemas após chuvas na cidade são recorrentes no local, já que o Posto Canaã e outras edificações no local foram erguidas sobre o leito do Córrego da Conceição. Nesse sentido, há manilhas colocadas no local que dão vazão ao Córrego. No entanto, elas não têm sido o suficiente para impedirem as enchentes que ocorrem há anos na mesma região.

Córrego da Conceição, em Viçosa-MG, em 1960, antes do erguimento de instalações sobre suas águas.

Vale lembrar que no último dia 05, o piso dos fundos do posto de combustíveis Canaã desabou por conta de um colapso, justamente, nas manilhas que dão vazão ao Córrego da Conceição. Os estragos causados nas manilhas pode ter contribuído para a enchente que ocorreu ontem.

Posto Canaã. (Imagem: Folha da Mata).

Outros danos pela cidade

Além da enchente registrada na Praça Mário Del Giudice, um casal o filho deles (uma criança de colo) passaram por um susto durante a manhã desta segunda-feira (13), em Viçosa. Eles dormiam em um imóvel localizado na rua Cecilia Ladeira, no distrito de São José do Triunfo, quando ouviram o cachorro da família latir sem parar. Quando foram ver do que se tratava, perceberam que parte do quintal deles havia desmoronado por causa das chuvas.

Além disso, a represa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que está localizada em frente ao Supermercado Escola não suportou o volume de água deixado pela chuva e transbordou. Felizmente, ao lado dela há um ladrão próprio para escoamento de água quando o volume é maior do que o suportado. Por isso, a água não chegou a atingir as ruas.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade