Bombeiros encontram todos os corpos dos desaparecidos de Paula Cândido
10 de janeiro de 2022

Bombeiros militares localizaram no final da tarde desta segunda-feira (10), os quatro corpos restantes dos ocupantes do veículo que saiu de Paula Cândido, no último sábado (9) com destino ao Aeroporto de Confins-MG. No inicio da tarde de hoje, funcionários do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho haviam encontrado o automóvel Toyota/Corolla prateado soterrado e dentro dele o corpo de Ana Alexandriana Santos de 3 anos de idade presa a uma cadeirinha dentro do veículo.

De acordo com informações repassada a nossa equipe por familiares das vítimas, uma avalanche de terra desceu da encosta da Serra da Moeda no sábado e soterrou o veículo onde estavam as vítimas e provocou a tragédia.

No veículo estavam Geovane vieira Ferreira, 42, motorista do veículo, Henrique Alexandrino dos Santos, 41, primo de Geovane, Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, 40 e as crianças Vitor Cardoso Alexandrino Santos, 6 e Ana Alexandrino Santos, 3.

Além do veículo das vítimas, a avalanche de lama também destruiu uma residência dentro do condomínio

Tenente Pedro Aihara Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Carro foi encontrado por um caseiro da região

Testemunhas contaram à reportagem de O Tempo que o Toyota Corolla foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (10) por um caseiro de um condomínio na região. 

Segundo o empresário Ernani de Freitas, 51, que tem um posto de gasolina nas imediações do condomínio, a família passava pela estrada Nair Drumond para desviar do incidente no Dique Lisa, da mineradora Vallourec, que transbordou, alagou a BR-040 e causou congestionamento no último sábado (8).

“Um caseiro estava andando nos destroços onde uma casa dentro do condomínio foi arrancada e se deparou com um corpo e o veículo. Assim o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer as buscar e tentar encontrar as demais vítimas”,explicou.

Na tarde desta segunda-feira (10), a estrada Nair Drumond estava interditada em dois pontos por conta de deslizamentos. O primeiro acabou sendo liberado após o trabalho de tratores. 

O segundo ponto, onde a família foi atingida, ainda continua interditado. Segundo moradores do condomínio, o deslizamento que atingiu o carro da família chegou a tirar o veículo da estrada, invadiu uma cerca e arrastou o veículo por cerca de 300 metros para dentro do condomínio. O local foi interditado porque um poste também foi atingido e havia risco de eletrocussão. Técnicos da Cemig estão no local para fazer o desligamento da rede elétrica.

“Os parentes já estavam rodando na região à procura deles. Infelizmente houve o deslizamento e eles foram arrastados para dentro do condomínio. Infelizmente foi uma fatalidade. Nos últimos 40 anos que eu passo aqui eu junca tinha visto nada parecido com isso. Foi o excesso de chuva que provocou o acidente, mas foi muito grave. Muito material que desceu e arrastou o veículo”, disse.

O ocorrido

Cinco pessoas desapareceram no último sábado (08) quando estavam a caminho de Belo Horizonte, após saírem de Paula Cândido. Segundo informações da Polícia Militar, a viagem corria bem, quando em Congonhas-MG se depararam com um bloqueio na rodovia BR 040, por volta das 13h25min, e resolveram passar por uma estrada alternativa. Após isso, não foi possível realizar contato com nenhum dos ocupantes do veículo.

Ainda segundo informações da PM, a família se deslocava para o aeroporto de Confins-MG, onde tinham um voo programado. Após isso, o motorista retornaria para a cidade de onde saiu. Eles estavam num veículo Toyota Corolla, cor prata, ano 2006, placa IZB-2719.

Vale lembrar que a BR-040 passou o fim de semana interditada após o rompimento do Dique de contenção, na Mina Pau Branco, da Vallourec Mineração, por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas horas.

No veículo, um Toyota Corolla, cor prata, ano 2006, placa IZB-2719, estavam cinco pessoas.

Família desviou de transbordamento de dique

De acordo com Cibele Batalha Soares, prima de Henrique, a família estava desaparecida desde sábado (8). Eles saíram da cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira, em direção ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Por volta das 13h30, Deisy ligou para familiares avisando que iria passar por outro caminho devido à interdição da BR-040, mas não informaram o trajeto.

Foi a última vez que os parentes tiveram notícia deles.

Às 15h, uma câmera do pedágio da Via 040, em Itabirito, flagrou o carro deles enquanto passava na rodovia (veja imagem abaixo).

publicidade

publicidade

publicidade