segunda-feira, 7 de setembro de 2026
Urgente

Diversos pontos de Viçosa estão com risco “muito alto” de deslizamento de terra, diz Defesa Civil

Diversos pontos de Viçosa estão com risco “muito alto” de deslizamento de terra, diz Defesa Civil

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um comunicado na noite da última segunda-feira (10), através de suas redes sociais, acerca da possibilidade iminente de deslizamentos de terras em diversos pontos de Viçosa. Segundo o comunicado do órgão estadual, 16 bairros da cidade se encontram em risco “muito alto” de sofrerem com movimentações de massa e deslizamentos e outros quatro bairros estão com o risco classificado como “alto”.

A equipe do Primeiro a Saber entrou em contato com a Defesa Civil municipal, que confirmou a informação e afirmou que os riscos já estavam se comprovando que diversos deslizamentos e movimentações de terras na cidade.

Segundo o chefe da pasta, Cristimar do Vale Castro, nas últimas 96h choveu cerca de 240mm em Viçosa e, por isso, o risco se elevou. De acordo com ele, a recomendação da Defesa Civil para moradores da área de risco é ficarem atentos e, se perceberem qualquer risco de deslizamento ou desmoronamento, a indicação é que saiam de suas residências preventivamente e, posteriormente, acionem a Defesa Civil.

“Se virem qualquer trinca nas paredes, risco de deslizamento de terra, talude ou algo do tipo, pedimos encarecidamente que saiam de suas residências e depois acionem a Defesa Civil”, afirmou Cristimar.

Ainda segundo Cristimar, 80% das ocorrências da Defesa Civil nas últimas horas foram justamente em relação a deslizamentos de terras. Além de quedas de árvores, afundamento de ruas e interdições.