CEMADEN alerta para fortes chuvas na Zona da Mata Mineira nesta terça e quarta-feira
7 de fevereiro de 2022

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), no período de terça (08) e quarta-feira (09), uma frente fria deverá estacionar sobre o Sudeste e formar uma zona de convergência de umidade.

Portanto, a frente poderá influenciar o tempo e causar volumes significativos de chuva, com valores entre 80-150 mm (em 3 dias), principalmente na porção Centro-Sul e Leste de Minas Gerais (incluindo Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira), Norte/Nordeste de São Paulo (incluindo Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba), Rio de Janeiro (atenção para Região Metropolitana e Serrana) e Centro-Sul do Espírito Santo.

O alerta se estende para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

• Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

• Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nesta segunda (07) já foram registrados acumulados entre 80-120 mm no litoral sul de São Paulo e Baixada Santista. O dia deve permanecer com chuva a qualquer hora na faixa leste de São Paulo (incluindo a RMSP, Vale, Serra e litoral), sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro

Para o período da tarde, a chuva poderá intensificar nessas áreas e atingir também o centro-leste de MG (incluindo a RMBH).

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade