Prefeitura e Liga Esportiva de Viçosa promovem curso de arbitragem
8 de fevereiro de 2022

Na primeira semana de fevereiro, foi realizado, em Viçosa, o Curso de Capacitação de Árbitros de Futebol promovido pela Escola Mineira de Arbitragem, sob a jurisdição da Federação Mineira de Futebol (FMF), filiada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, e com a Liga Esportiva de Viçosa (LEV).

O evento aconteceu entre os dias 03 e 05 de fevereiro, com aulas teóricas ministradas na Estação Cultural Hervé Cordovil e uma aula prática realizada no campo de futebol do Silvestre. Com vagas limitadas pelo período de pandemia, participaram do curso 40 pessoas, entre elas associados da Liga Esportiva de Viçosa, bacharéis em Educação Física e representantes do poder público da cidade e região.

O curso teve como objetivo formar novos árbitros, mesários e cronometristas, dando ênfase às atualizações das regras de arbitragem dos últimos anos. “Durante essa pandemia, houve algumas modificações nas regras, de posicionamento e de atitudes dos árbitros, então acho que essa experiência é de grande valia para o pessoal se atualizar, além de ser uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho” afirma o chefe do Departamento de Esportes da Prefeitura, Adailson Abranches.

Segundo José Maria de Oliveira Barbosa (Duca), presidente da LEV, o curso trará um grande benefício para o grupo de arbitragem do município, que, até o momento, se encontrava defasado, podendo agora agregar novos nomes ao quadro e aprimorar o conhecimento dos mais experientes. Duca reforça ainda a importância da aula prática oferecida pelo instrutor Joel Tolentino Damata Junior, algo inédito no município, mas primordial para os ensinamentos da função.

Encerrando o evento, os participantes realizaram uma prova sobre os conhecimentos obtidos durante o curso, com a exigência de no mínimo 60% da pontuação total para conquistar o certificado de aprovação chancelado pela Federação Mineira de Futebol. Os resultados do teste estão previstos para serem divulgados até meados de março de 2022.

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade