Especialista em Virologia da UFV esclarece dúvidas de vereadores sobre vacinas contra a Covid-19
9 de fevereiro de 2022

A convite do Vereador Marco Antônio Evangelista Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), por intermédio do Requerimento nº 004/2022, o Especialista em Virologia e atual Professor da Universidade Federal de Viçosa, Francisco Murilo Zerbini, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (08 de fevereiro), para tratar de assuntos relacionados às vacinas e esclarecer dúvidas sobre a COVID-19. Em justificativa, o Vereador Marco Cardoso explicou que existem muitas dúvidas sobre as vacinas, não só em Viçosa como no mundo inteiro, e por isso convidou o especialista. 

O Professor iniciou dizendo que não é médico, mas sim engenheiro agrônomo, porém reforçou que estava apto a responder às perguntas uma vez que trabalhou com virologia, e reforçou que não teria aceitado o convite caso não julgasse ser qualificado para falar sobre o assunto. Ainda neste primeiro momento, o convidado agradeceu a oportunidade e esclareceu que “a vacinação é uma maneira de você gerar uma defesa natural do indivíduo expondo ele ao próprio agente que causa doença no caso a gente tá falando aqui da COVID, um vírus, mas o procedimento permanece o mesmo”.

Ao começar a responder as perguntas, Murilo Zerbini afirmou sobre a eficiência das vacinas: "Essas vacinas passaram por testes e foram consideradas seguras, uma coisa que surpreendeu muita gente foi a rapidez com que elas apareceram e isso se deve ao grande fluxo de investimentos. Pela urgência de sair da pandemia, muito dinheiro foi investido, e com isso elas ficaram prontas e se mostraram eficazes com menos de um ano”. Já sobre os efeitos colaterais, o Especialista explicou: "Quando aplicamos doses das vacinas em 100 pessoas, 200 pessoas, não vai acontecer nada. Mas quando se aplica em 200 milhões de pessoas alguém vai ter reações colaterais, então é um cálculo que é feito e já é de conhecimento que uma porcentagem vai ter reação, o que é muito melhor que pegar a doença”, afirma Murilo.

Na oportunidade, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), questionou sobre as variantes e como as vacinas se comportam frente a esses casos. Desse modo Murilo respondeu: "A vacina continua sendo eficiente contra as variantes, mas realmente vai ser preciso produzir vacinas contra essas variantes conforme elas forem correndo novamente, isso é um processo normal”.

O convidado ainda esclareceu perguntas dos Vereadores sobre o Kit Covid dizendo “Eu acho que hoje, em fevereiro de 2022, é um consenso na comunidade científica que não funciona. Talvez em março de 2020, em abril 2020, ainda houvesse essa dúvida, mas hoje infelizmente já foi comprovada a ineficácia. Seria maravilhoso se funcionasse, todo mundo queria uma solução dessas, mas infelizmente não funciona”. 

Os Vereadores demonstraram ter estudado sobre o tema e levaram as principais dúvidas da população para o Especialista. O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), cumprimentou e parabenizou o Professor pelo trabalho, e agradeceu a disponibilidade.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa. Texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi.

publicidade

publicidade

publicidade