Veja aqui como consultar valores ‘esquecidos’ em bancos
14 de fevereiro de 2022

A partir desta segunda-feira (14), os brasileiros já podem consultar os valores em novo site

O Banco Central informou que já está disponível nesta segunda-feira (14) o serviço “Valores a Receber”, sistema que permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro “esquecido” a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro.

Os brasileiros poderão checar se há valor “perdido’’ em algum sistema financeiro através do site valoresareceber.bcb.gov.br. Para acessar a página é necessário informar o CPF ou CNPJ.

No site, após o primeiro acesso, será informado uma data na qual o cidadão deve retornar à página, checar o saldo existente e pedir a devolução. Se o usuário não acessar o sítio no dia indicado, terá que refazer a visita inicial e marcar um novo agendamento. Segundo o Banco Central, os valores serão pagos a partir do dia 07 de março em um prazo de até 12 dias úteis após a solicitação de transferência.

O pagamento deve ser feito preferencialmente por PIX. Para aqueles que não selecionarem tal opção, o banco responsável deve entrar em contato para confirmar os detalhes da transferência.

O BC já havia liberado o Sistema de Valores a Receber no dia 24 de janeiro, mas a plataforma foi retirada do ar após a derrubada do site por conta do grande volume de acessos. Nesse primeiro momento, pelo menos 79 mil pessoas conseguiram checar o valor “esquecido” e mais de 8.500 devoluções foram formalizadas. O SVR deve devolver até R$ 8 bilhões para 24 milhões de clientes de contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo positivo a partir de 2001.

O site para consulta havia sido anunciado ainda em janeiro. Mas a novidade animou tanto os brasileiros que o sistema logo ficou sobrecarregado e saiu do ar, fazendo com que o BC suspendesse a operação até que o acesso fosse restabelecido. Agora, a consulta deverá ser feita em uma nova página: http://valoresareceber.bcb.gov.br

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade