Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 16 de fevereiro
16 de fevereiro de 2022

Nesta quarta-feira (16/2), o tempo fica instável em todo o estado, com condições propícias para chuva moderada a forte, especialmente nas regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Grande Belo Horizonte.

Por conta da expectativa de grande volume de chuvas, há risco de elevação do nível de rios e enxurradas. A população deve ficar atenta às medidas de autoproteção e recomendações da Defesa Civil. A temperatura máxima se mantém na casa dos 35ºC no Norte de Minas.

Nesta quarta-feira, a instabilidade se espalha por todo o estado de Minas Gerais e há condições de chuva moderada a forte, especialmente, nas regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Grande Belo Horizonte. Tal situação meteorológica de intensificação da instabilidade atmosférica é reforçada pela presença de uma frente fria no litoral do estado do Rio de Janeiro. Destaca-se que, em virtude do acentuado volume de precipitação há risco de elevação do nível de rios e enxurradas o que pode acarretar em transtornos à população. A temperatura máxima se mantém na casa dos 35ºC sobre o Norte de MG.

A Zona da Mata apresenta céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, com trovoadas. A temperatura na região deve ficar entre 16º e 32º graus. Viçosa segue com a previsão de chuvas forte e trovoadas. Em Viçosa a temperatura deve variar entre 18º e 30º graus.

AVISOS METEOROLÓGICOS

Aviso 1 – As condições atmosféricas estarão favoráveis para ocorrência de chuvas intensas (chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia), acompanhadas de rajadas de vento ocasionais (40 a 60 km/h), em grande parte de Minas Gerais, entre 10h520 do dia 15/02 e 10h00 do dia 16/02/2022.

Aviso 2 – As condições atmosféricas estarão favoráveis para ocorrência de tempestades (chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia), acompanhadas de rajadas de vento ocasionais (60 a 100 km/h) e queda de granizo na Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata, entre 10h00 do dia 15/02 e 10h00 do dia 16/02/2022.


Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade