Rodrigo de Castro visita instituições de assistência social em Viçosa
17 de fevereiro de 2022

O deputado Rodrigo de Castro esteve na última semana em Viçosa para visitas a algumas importantes instituições de assistência social, que atendem a população de Viçosa. No ano passado, o deputado destinou recursos, por meio de emendas parlamentares, para essas instituições.

É muito bom estar aqui, vendo de perto a importância do trabalho que é feito. São instituições que eu conheço desde criança, me lembro da minha avó falando delas, cheguei a ir com ela em algumas visitas, então é uma alegria poder contribuir para que o atendimento prestado seja cada vez melhor”, comentou.

As entidades visitadas foram a Apae/CER III Viçosa, o Centro de Convivência Sara Xavier – APAS, o Lar dos Velhinhos – Viçosa e a APAC – Viçosa.

Fiquei impressionado de ver a dedicação dos profissionais e o esforço para que o atendimento seja o melhor possível. É gratificante ver que posso contribuir com um trabalho tão importante”.

APAE/CER III Viçosa

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fundada há mais de 40 anos em Viçosa, é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, que atua em caráter educacional, assistencial, cultural, de saúde, desportivo, de estudos e pesquisas, buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, não apenas no município de Viçosa, mas de toda microrregião.

Lar dos Velhinhos

O Lar dos Velhinhos, fundado em 1967, é uma instituição filantrópica de caráter assistencial e sem fins lucrativos, que se destina a cuidar com amor de pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social, objetivando o resgate da dignidade.

A instituição, que tem capacidade para acolher 40 idosos, é administrada por uma diretoria voluntária e conta com a colaboração da comunidade local e regional.

Para o desenvolvimento de suas atividades no cuidado com os seus assistidos, a entidade mantém parceria com os departamentos de educação física, nutrição, enfermagem e medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com os trabalhos de estagiários destas mesmas áreas e também da psicologia e jurídica do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa).

Centro de Convivência Sara Xavier – APAS

O Centro de Convivência Sara Xavier configura-se como uma Associação de Proteção e Amparo Social (APAS), uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A instituição funciona como uma Unidade de Acolhimento (UA), com o objetivo de assegurar a proteção de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, juntamente com seus familiares, moradores do território de abrangência do CRAS/SUL do município de Viçosa.

As unidades de acolhimento são serviços residenciais de caráter transitório , quando os acolhidos tem um tempo de permanência determinado e funcionam todos os dias, 24h, recebendo pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e precisam de acompanhamento terapêutico, cuidados contínuos de saúde e proteção temporária.

APAC

A APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada a ajudar o condenado com penas privativas de liberdade a se recuperar e se reintegrar no convívio social.

Presente em Viçosa desde 2004, a associação trabalha auxiliando o poder Judiciário e o Executivo, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade, respectivamente, promovendo a justiça restaurativa.

Fonte: Divulgação / Rodrigo de Castro

publicidade

publicidade

publicidade