Bebê de quatro meses é vacinado contra a covid por engano em Juiz de Fora
23 de fevereiro de 2022

Um bebê de quatro meses recebeu, por engano, uma dose da vacina Coronavac, em Juiz de Fora. Até o momento, a imunização no Brasil é autorizada apenas para crianças de 5 a 11 anos. A aplicação indevida ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ideal.

A mãe da criança havia levado o filho para tomar as vacinas indicadas para essa faixa etária: tetravalente, VOP (contra a poliomielite), VOHR (contra o rotavírus humano) e antipneumocócica. 

O erro foi identificado pela própria técnica de enfermagem do posto, que entrou em contato com os pais da criança por telefone, como informa a Secretaria de Saúde do município da Zona da Mata. Segundo a prefeitura, o bebê foi avaliado por um médico e a profissional responsável pelo engano afastada da sala de vacinas. 

A criança ainda passou por avaliação médica dentro da própria unidade e será monitorada pelos próximos 30 dias, para identificar qualquer possível evento adverso. Em nota, a SS afirmou ter aberto um procedimento interno para investigar a situação e evitar novos erros. 

“Ressaltamos que a vacina administrada utiliza uma tecnologia (vírus inativado) comum para vários outras do calendário básico da criança e apresenta perfil de segurança alto reduzindo a possibilidade de possíveis eventos adversos”, diz a prefeitura. 

Fonte: O TEMPO

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade