Procon de Viçosa orienta sobre Mutirão de Negociação de Dívidas
7 de março de 2022

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira acontece de 7 a 31 de março, por meio da plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br. A fim de auxiliar os consumidores, o Procon de Viçosa, órgão ligado à Secretaria Municipal de Fazenda, disponibiliza algumas orientações.

O diretor do Procon de Viçosa, Celso Alves, destaca que “muitos consumidores que estão em débito se sentem constrangidos com a situação, agravada pelos desdobramentos sociais e financeiros decorrentes da pandemia. Por isso, acredita-se que esse mutirão virtual possa incentivar a negociação dos débitos”.

O mutirão acontece de forma virtual e, para participar, o consumidor deve realizar o seu cadastro no site www.consumidor.gov.br. Nesse momento, ele terá que fazer o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de negociação de dívidas.

Ao preencher o registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus números de telefones e e-mail para contato. Esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado este prazo, o consumidor terá 20 dias para avaliar o retorno dado.

Poderão ser negociadas dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis.

Para fazer a negociação das dívidas, basta o consumidor acessar o site (clique aqui) ou baixar o aplicativo no celular (clique aqui).

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade