Uso de máscara pode não ser mais obrigatório em Minas já nesta semana
8 de março de 2022

Item obrigatório desde o início da pandemia de COVID-19, em março de 2020, as máscaras podem ficar perto do desuso em Minas Gerais. Segundo Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde, a expectativa é de que o uso do equipamento não seja mais obrigatório ao ar livre em todo território mineiro já a partir desta semana.

Na última sexta-feira (04), o secretário de Estado de Saúde afirmou, em entrevista coletiva, que a decisão tem de ser mais ampla, por conta das diferenças epidemiológicas em cada região. No entanto, declarou que acredita que já nesta semana o martelo seja batido.

“Mas a expectativa nossa é de que na semana que vem a gente tome essa decisão, não acredito que passe do meio do mês que a gente já desobrigue o uso de máscara em locais abertos”, afirmou o médico.

Algumas cidade do Estado, como Belo Horizonte, Betim e Juiz de Fora já retiraram a obrigatoriedade de máscara em locais abertos. Em Viçosa, segundo o secretário de Saúde do município Rainerio Rodrigues Fontes afirmou, a obrigatoriedade continua até que o Estado decida retirar o uso da máscara.

Na semana passada, em contato com a nossa equipe de Jornalismo, o secretário afirmou que o município seguirá com a obrigatoriedade do uso de máscara. Isso porque, de acordo com ele, a cidade continuará seguindo as normas do Minas Consciente, que ainda determina a obrigação em utilizar a máscara.

Ainda segundo ele, o município irá aguardar o Estado e, quando for decidido a retirada da obrigatoriedade, aí sim Viçosa deixará de adotar o uso da máscara. Além disso, de acordo com ale, até a próxima quarta-feira (09) um novo decreto municipal será divulgado.

Segundo dados do governo de Minas, até o fim da última semana o estado tinha 86,11% da população de cinco anos ou mais imunizada com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 81,02% com a segunda ou com a dose única. A cobertura da dose de reforço é de 42,98%. 

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade