Associação se movimenta para implantar em Viçosa 1ª cooperativa de transporte por aplicativo
15 de março de 2022

Aconteceu na manhã desta terça-feira (15), de 9h às 10h, no Espaço Hervé Cordovil - Centro, uma reunião para intenção de formação da 1ª cooperativa de transporte de passageiros e cargas por aplicativo em Viçosa.

A reunião foi coordenada e apresentada por Jessiane Queiroz - bacharel em cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - e abordou temas explicativos sobre o funcionamento de uma cooperativa, processo de formação, trâmites a serem feitos, e também sobre os princípios cooperativistas.

Estiveram presentes na reunião cerca de 30 pessoas, além da presença de Cristiano Santana (presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo (Amoaplic) em Viçosa e também, de Alex Andel (assessor e responsável por explicar a parte jurídica).

Após a reunião, foi formada uma comissão composta por sete profissionais, que serão responsáveis pela elaboração do estatuto da cooperativa - que posteriormente será levado para votação em assembleia.

A decisão foi de um investimento de R$ 1.000,00 por parte de cada associado, valor que poderá ser dividido em até 10x, e necessário para a integralização do capital social.

A previsão é de que cerca de 200 pessoas se tornem cooperados, além de contar com doações e arrecadações por parte da cooperativa. O retorno esperado aos cooperados é de R$ 600 mil ao ano.

O objetivo da formação da cooperativa é fazer com que os próprios motoristas possam gerir seus negócios, através de uma plataforma única a ser desenvolvida.

publicidade

publicidade

publicidade