Vereador apresenta projeto que visa legalizar “grau em moto” como modalidade esportiva em locais apropriados
16 de março de 2022

A Câmara de Vereadores de Viçosa realizou na reunião desta terça-feira (15), a leitura do Projeto de Lei (PL) 016/22, que dispõe sobre o wheeling (conhecido como "grau de moto") e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município.

O projeto foi proposto pelo vereador Rogério Fontes "Tistu" (PSL), e tem como objetivo difundir a cultura, criar espaços de lazer e incentivar a prática segura da modalidade esportiva em lugares apropriados e devidamente licenciados para exibição de shows ou competições - tendo em vista as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

A proposta foi aceita pela Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana de Viçosa, com as devidas considerações, e será votada pelos vereadores da Casa na reunião da próxima terça-feira (22).

Além dessa proposta, foram apresentados também como autoria do vereador, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que visa exigir capacitação para contratação de cargos de confiança e também, o Projeto de Lei 015/22, que coloca em pauta a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiações elétricas - excedentes e sem uso - instalados por empresas prestadoras de serviços que operam ou utilizam rede aérea em Viçosa.

1ª discussão sobre o projeto em 09 de dezembro de 2021

Afim de discutir a prática conhecida como "Grau em Moto", em 09 de dezembro de 2021 foi realizada uma primeira reunião, entre o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) e um grupo de motoqueiros. O encontro aconteceu na Sala de Reunião da Câmara Municipal.

Representando os mais de 100 cidadãos que praticam a modalidade esportiva, estiveram: Alisson Cristiano Vieira; Carlos Daniel de Lima; Carlos Daniel Ramos Pires; Gabriel Valadares Guimarães; Gustavo Henrique de Freitas; e Marcos Paulo Vieira.

Para o Vereador Tistu, que foi procurado pelo grupo, o Município precisava iniciar esta discussão: "O que eles me relataram é que em cidades como Belo Horizonte, Ervália (que já está fazendo), Ipatinga, Pedro Leopoldo, Ubá e Visconde do Rio Branco, já existe um espaço destinado a essa prática esportiva, um local próprio, retirando assim o esporte da clandestinidade”. E completou que “o que eles mais querem é não serem vistos como criminosos ou clandestinos”.

Os representantes, na ocasião, ainda afirmaram ter sido sugerido por policiais, que procurassem um órgão público no intuito de legalizar o ‘Grau em Moto’.

Durante a reunião, foi proposto a criação de uma associação no qual todos os usuários sejam cadastrados, inclusive constando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o documento da moto.

"Teremos que ter regras, inclusive punitivas para quem desrespeitar. Precisamos ter como alvo a segurança, até porque é crescente o número de pessoas que vão para assistir e dos que praticam o esporte”, disse Tistu.

Por fim, foram também sugeridos eventos de cunho social, como arrecadação de alimentos e outros itens, e como possíveis espaços para a prática esportiva: a antiga CBIA (no CENTEV); o espaço de festa na Estação; e o espaço de festa ao lado do Tiro de Guerra.


publicidade

publicidade

publicidade