Secretaria de Cultura de Viçosa marca presença na volta às aulas da UFV
9 de maio de 2022

Após mais de dois anos sem aulas presenciais por conta da pandemia, as atividades na Universidade Federal de Viçosa voltaram ao campus na última segunda-feira, 2, com o retorno de todos os estudantes da graduação. De forma a recepcionar os calouros e apresentar uma mostra da diversidade cultural viçosense aos alunos, muitos dos quais chegam ao município pela primeira vez, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, organizou uma programação artística para a primeira semana de aulas.

Entre os dias 2 e 6 de maio, de segunda a sexta-feira, durante o horário de almoço, aconteceram apresentações e intervenções culturais de artistas e grupos viçosenses em frente à lanchonete do DCE, ponto de encontro comum a muitos estudantes da UFV.

Reforçando a pluralidade cultural do município, as atividades foram variadas. A semana teve início com a “Cia. Possibilidade de Circo e Palhaçaria” desafiando e fazendo graça com os estudantes em uma apresentação descontraída de artes circenses. Em seguida, o Movimento Indígena “Retomada Puri” da Zona da Mata preencheu o gramado com a cultura do tradicional povo Puri com Kanaremunde. Na quarta-feira, os alunos presentes foram contagiados com a energia dos grupos de danças urbanas do Centro Experimental de Artes, “Na Manha Crew” e “V8 Crew”, do grupo de passinho “Os Atuais” e com trechos dos novos espetáculos do “Grupo Impacto” e da “Cia. Êxtase de Dança”. Já na quinta, depois de uma manhã chuvosa, as arte-educadoras Maria Cortes e Ivanete Macedo, contaram a história “A Fabulosa Verdade”. E fechando a programação, Kamila Demarques encantou o público com sua apresentação musical de voz e violão na sexta-feira.

“As apresentações tiveram público expressivo e com participação ativa ou de grande incentivo aos artistas. Acredito que o objetivo de recepcionar os alunos da UFV foi atingido com sucesso e muitos demonstraram interesse pelas ações e editais da Secretaria de Cultura. Foi uma grande satisfação receber um feedback tão significativo do público presente”, comenta Marcelo Augusto, chefe do Departamento de Cultura.

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade