Vereadores de Divinópolis homenageia com nome de rua o viçosense José Antônio Baião
13 de maio de 2022

A Câmara de Vereadores de Divinópolis, cidade distante de Viçosa 330 quilômetros, aprovou na reunião ordinária do último dia 26 de abril a mudanças de nome da Rua Nove, no bairro Marajá I/II, em Divinópolis para o nome do viçosense José Antônio Baião que faleceu no dia 17 de agosto de 2019 após sofrer um infarto fulminante.

O Projeto de Lei que alterou os nomes das ruas Nove Para Antônio Baião foi de autoria do vereador Edson Souza – Cidadania.

Baião como era carinhosamente chamado, em Divinópolis cidade que adotou como lar foi candidato à vice-prefeito na chapa com Marcos Vinícius e à vereador. Foi coordenador da campanha à presidência de Dilma Rousseff. No âmbito municipal, trabalhou como Secretário Municipal de Obras na administração municipal de Domingos Sávio. Nesta mesma administração, foi Chefe de Gabinete do Prefeito. Na administração municipal de Aristides Salgado foi Secretário de Agricultura e Secretário de Indústria e Comércio. Na administração municipal de Demétrius Arantes atuou como Chefe de Divisão da Pró Humana.

Veja a baixo vídeo do vereador Edson em sua fala durante a reunião que aprovou a mudança de nome.

Baião era escritor e engenheiro. Filho de Lulu e Terezinha. Em Viçosa estudou no Colégio Viçosa, jogou no Atlético e foi aluno de Agronomia da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Baião em Divinópolis atuou também na área de combate ao uso de drogas, na recuperação de usuários e na conscientização da juventude para o não envolvimento com coisas ilícitas.

Foto: Arquivo do Tiro de Guerra 04/019

No ano de 1976, Baião foi nomeado supervisor da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) como engenheiro agrônomo. Também atuou no executivo municipal. Por três gestões exerceu cargos como secretário de Agricultura, Comércio e Desenvolvimento. Atuou também como Assessor Especial de Governo e assessor de Desenvolvimento Econômico além de Chefe de Gabinete e secretário de Obras e Serviços Urbanos.

Na iniciativa Privada: foi sócio gerente da ACARMIG (empresa agropecuária), sócio gerente da PLUFT ALIMENTOS, sócio gerente da loja Xodó Variedades, sócio da loja Acalanto (roupas de bebê e gravidas).

Baião atuou ainda como comunicador, produtor e radialista do programa de “Olho no Campo”, que foi ao ar pela Rádio Minas durante muitos anos levando informações ao homem do campo. Antes de falecer participava do Programa Panorama Geral/ Rádio Divinópolis , com o quadro Panorama Saúde como Psicanalista, onde falava sobre a felicidade!

Criou movimentos religiosos como o Jovem Ad Cristo, Casais Shallon e fazia parte dos movimentos de Cursilho de Cristandade e Encontro de Casais em Cristo. Como escritor Baião publicou o livro “No Ringue com Deus.

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade