Viçosa foi representada em evento nacional de Inovação por Galvão Emerick, Analista Técnico do Sebrae Minas e a professora Adriana Faria, Diretora Executiva do Tecnoparq, que participaram nos dias 07 a 10 de junho do ELI Summit em Recife, Pernambuco.
O evento foi organizado pelo Sebrae Nacional e reuniu representantes dos principais ecossistemas do Brasil com lideranças dos ecossistemas de inovação nacionais e internacionais. O objetivo foi promover um ambiente de imersão em ecossistemas inovadores internacionais com dinâmicas que possibilitem inspirar, transferir tecnologia e promover acordos de cooperação internacionais.
A professora Adriana, do Tecnoparq, participou do painel "Clusterização da cadeia de valor" e compartilhou sobre as ações do Tecnoparq UFV, que só em em 2021 teve 59 empresas vinculadas, 445 empregos gerados, + 32 milhões faturado através das empresas vinculadas, R$160 mil investido em reflorestamento, 7 encontros de inovação com 46 projetos apresentados e apresentação de 34 pesquisadores da UFV. Promoveu o apoio de conexão com 45 empresas juniores, 1400 projetos realizados, R$938.400 faturados, - 23 empresas incubadas, 49 graduadas e 10 residentes. Os programas do Tecnoparq promoveram ainda a qualificação empreendedora para 81 empreendedores da cidade. Na
área de Assessoria e Consultoria foram +380h de Qualificação, 540h de consultoria 257h de mentorias, tendo 85 mil perfis atingidos nas redes sociais.
A professora teve ainda a oportunidade de compartilhar sobre a importância do programa piloto, promovido pelo Sebrae Nacional em que apenas 10 cidades do Brasil foram escolhidas para fazer parte, para ter a figura de um agente Local de inovação, que promova e apoie ações dos atores locais, articulando e criando conexões que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Ecossistema local de inovação. Adriana destacou durante uma pergunta feita pelo público participante, sobre como o programa tem promovido impacto sobre os encontros da governança do Ecossistema, que acontece
mensalmente, reunindo lideranças empresariais, do poder público, instituições de ensino e instituições de tecnologia e inovação para discutir e organizar ações conjuntas pelo Ecossistema como um todo, promovendo impacto direto no desenvolvimento socioeconômico do município.
Galvão, do Sebrae, que participou de painéis sobre ecossistemas locais, também pode contribuir levando o nome de Viçosa e relatou “Aprendi muito durante o evento e realizei inúmeras conexões que ajudarão no desenvolvimento do Ecossistema de Viçosa”. Foram dias de muita inspiração, transferência de tecnologia, conhecimento e conexões e Viçosa esteve muito bem representada, tendo a oportunidade de ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente.
Leia também:
Viçosatec realiza ações para desenvolver o ecossistema de inovação de Viçosa
Lideranças de Sindicatos de Produtores Rurais se reúnem em Viçosa