Prefeitura de Viçosa fará plantios de árvores para compensar cortes ilegais
21 de outubro de 2022

O plantio de árvores em Viçosa, no valor de até R$ 50 mil acontecerá em partes das vias da Avenida Ozanan Coelho e Marechal Castello Branco.

A Prefeitura de Viçosa, através da Diretoria de Meio Ambiente, irá plantar árvores em partes das vias da Avenida Ozanan Coelho e Marechal Castello Branco como forma de compensação ambiental. Um acordo firmado em audiência pública determinou o plantio no valor de até R$ 50 mil para compensar os cortes ilegais feitos pela gestão anterior na rua Gomes Barbosa.

A ação civil pública que pedia a compensação ambiental foi realizada pelo Instituto Universo Cidadão. O mesmo instituto, na figura do advogado Leonardo Pereira Rezende, concordou com o projeto de arborização anexado no processo pelo município.

Segundo o projeto de arborização elaborado, o objetivo é "aumentar a área verde da cidade através do plantio e conservação das espécies vegetais nas vias e logradouros públicos" da cidade. Além disso, o cronograma do projeto prevê o plantio das mudas de árvores durante o período chuvoso, no final da etapa de loteamento.

Com base em estudos realizados das espécies já existentes no local, características do solo e quais espécies seriam interessantes para os locais do plantio por questões físicas e naturais, as escolhidas para o plantio foram: Pau Brasil, Ipê, Quaresmeira e Cereja do Japão.

Ainda segundo o projeto, não será necessário qualquer preparo no solo - apenas as aberturas das covas - e "em hipótese alguma será admitido o uso de fogo para limpeza da área". Para o plantio, o projeto cita o uso de 5 litros de adubo orgânico, 100g de calcário e 200g de Superfosfato Simples granulado.

O projeto também propõe a manutenção do plantio, como regas as mudas em épocas de seca, realizar podas educativas e outros. O cronograma prevê que em 40 dias todas as mudas serão plantadas.

O processo completo, com todo o cronograma e o passo a passo do plantio das árvores em Viçosa, pode ser conferido abaixo.

Clique AQUI para ler.

Clique AQUI para ver OUTRAS matérias.

publicidade

publicidade

publicidade