Casa alagada em Viçosa; Defesa Civil emite alerta de chuva para próximos dias
9 de novembro de 2022

A residência na Marly Azevedo foi invadida por muita água e lama; Defesa Civil alerta população sobre as fortes chuvas previstas para hoje e amanhã (9 e 10)

As enxurradas causadas pelas fortes chuvas da noite de ontem, 8/11, somado à obra de rede pluvial da Rua Marly Azevedo e Álvaro Gouveia, causaram prejuízos à uma residência da localidade. Por volta das 20 horas desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa foi acionado por uma moradora que teve sua casa invadida por muita água e lama. Os oficiais constataram que diversos cômodos foram atingidos e móveis e colchões foram danificados.

Segundo os militares, a obra, que está em andamento, concentrava grande volume de terra nas laterais e havia uma abertura de aproximadamente dois metros de largura por dois metros de profundidade, e cerca de 100 metros por toda extensão da via Marly Azevedo.

A moradora afetada pelos prejuízos foi orientada pelos Bombeiros que, naquele momento, não havia riscos. Porém, caso as chuvas se intensificassem, a localidade poderia ser atingida por riscos hidrológicos, tais como inundação, enxurradas e alagamentos.

Para os militares, no local não foi constatada nenhuma alteração estrutural significativa que demandasse intervenção imediata por parte do CBMMG. A Defesa Civil esteve no local e orientou à CIMVALPI, responsável pela obra, a retirar o montante de terra e abrir um tudo na manilha, com intuito da água escoar e seguir o fluxo.

A Defesa Civil

Em contato com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cristimar do Vale Castro, foi ressaltado por ele que nas últimas 12 horas, Viçosa registrou 55 milímetros de chuva acumulados, ou seja, cerca de 55 litros por metro quadrado.

De acordo com o SIMGE - Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais, no período entre esta quarta-feira, 9/11, até às 10 horas do dia 10/11, Viçosa se enquadra no nível 2 de tempo severo. A previsão é de que a região da Zona da Mata seja atingida por tempestades, com capacidade de provocar granizo de diâmetro grande. As tempestades também produzirão rajadas de vento severas e chuva torrencial.

Reprodução/SIMGE

Cristimar ainda alerta para que a população esteja atenta aos riscos que podem ser provocados pelas chuvas intensas e ressalta que a equipe da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) estão a postos para atender.

Imagem/Reprodução


publicidade

publicidade

publicidade